domingo, 6 de janeiro de 2013

Menino com apendicite é diagnosticado no Hospital de Campanha em Niterói e operado com sucesso

Antes da instalação da unidade de saúde, casos como o do pequeno Luiz Fernando, de 5 anos, encontravam dificuldade de atendimento desde o fechamento do Getulinho

O trabalho de logística que foi elaborado e implantado para o atendimento às crianças de Niterói está sendo fundamental para fazer a saúde da região funcionar adequadamente como rede. Desde a abertura do Hospital de Campanha pela Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com a Prefeitura de Niterói, já foram atendidas 238 crianças até 16h desta sexta-feira (4). O Hospital de Campanha está instalado no estacionamento do Hospital Getulinho, no bairro Fonseca, e é operado pelos profissionais convocados pela Força Estadual de Saúde, sob a coordenação do médico Manoel Moreira.

Um caso onde a logística foi decisiva aconteceu na madrugada desta sexta-feira, quando o pequeno Luiz Fernando Ferreira de Lima chegou ao Hospital de Campanha, vindo de outra unidade de saúde do município, com suspeita de apendicite. O menino foi examinado por pediatras de plantão no hospital que, diante da suspeita de caso cirúrgico, providenciaram a remoção de Luiz Fernando para o Hospital Estadual Azevedo Lima, referência em média e alta complexidade, para que ele pudesse ser operado.

A transferência foi organizada entre as equipes das duas unidades e, com isso, a família da criança não precisou se preocupar em buscar novo atendimento para Luiz Fernando. Ao chegar ao Hospital Azevedo Lima, o paciente já era esperado, foi examinado pela equipe de Cirurgia Pediátrica e já passou pela operação, que foi considerada um sucesso.

Capacidade instalada - O Hospital de Campanha atende casos de urgência e emergência de baixa complexidade e tem capacidade para 300 pacientes por dia, A unidade conta com cinco pediatras, três enfermeiros, um farmacêutico, seis técnicos de enfermagem por turno de 12h, além de maqueiros, técnicos de raios-X, fisioterapeutas e profissionais administrativos. A estrutura da unidade inclui sala de classificação de risco e de espera, consultórios para pronto-atendimento, enfermaria com cinco leitos de observação, sala vermelha com leito de estabilização, salas de sutura e nebulização e enfermaria com cinco leitos de terapia intensiva.

Além disso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) disponibiliza uma ambulância avançada para o transporte das crianças classificadas como risco amarelo ou vermelho do Hospital de Campanha para uma unidade que possua os recursos necessários para o atendimento.

Termo de Compromisso - A mobilização comandada pela Força Estadual de Saúde tem o intuito de ajudar no restabelecimento do atendimento público de saúde pediátrico no município de Niterói, depois que a Prefeitura decretou estado de emergência na saúde. A unidade municipal interrompeu o atendimento no ano passado após recomendação da Vigilância Sanitária.

O secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, e o prefeito recém-empossado, Rodrigo Neves, assinaram quarta-feira (2) Termo de Compromisso para a parceria. O documento prevê que durante o período de funcionamento do Hospital de Campanha a prefeitura de Niterói providencie as obras estruturais e reformas que o Getulinho necessita para voltar a operar.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário