domingo, 6 de janeiro de 2013

Governo do Estado monta Centro de Hidratação de dengue em Xerém

O secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, esteve neste domingo (6) em Xerém, Duque de Caxias, vistoriando as áreas mais afetadas pelas enchentes pós-chuvas desta semana, além dos principais abrigos que estão recebendo a população do município. O Governo do Estado está montando, esta manhã, um Centro de Hidratação de Dengue no posto de saúde de Xerém, que estará em funcionamento a partir das 15h deste domingo. O Centro conta com 12 cadeiras para hidratação e tem capacidade de atender 300 pessoas por dia.

- Estamos tomando medidas contando com o pior cenário, esperando o melhor. Este centro é uma ação preventiva da Secretaria estadual de Saúde pra dar apoio ao município, tendo em vista a quantidade de lixo acumulado na cidade, aumentando a possibilidade de proliferação de mosquito da dengue - destacou o secretário Sérgio Côrtes.

Em reunião com o secretário municipal de saúde, Camillo Junqueira, e com a coordenadora da Força Nacional de Saúde, Conceição Mendonça, ficou acordado que o Estado entregará mais um kit calamidade a Caxias (o primeiro já foi entregue), alem de 3 mil comprimidos de antibiótico para intervenção precoce contra leptospirose.

Todas as medidas tomadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) - presente na região com as equipes de Vigilância Epidemiológica desde quinta-feira (3) - até agora visam evitar a proliferação de doenças cujo contágio se faz por água contaminada, como leptospirose, hepatite A e diarreia; por aglomerado de pessoas, como catapora e meningite; e pós-chuvas, como a dengue.

Alerta para o consumo de água - A primeira leva de amostras coletadas em sete abrigos de Xerém pela Vigilância da Secretaria de Estado de Saúde foi considerada insatisfatória pelo Laboratório Central Noel Nutels (Lacen). Portanto, as equipes estão atuando na desinfecção diária desta água. A recomendação da Secretaria de Saúde é que toda população faça o mesmo. Para isso, o Governo do Estado já entregou 10 mil frascos de hipoclorito de sódio a Caxias.

- A população que está em abrigos ou de volta as suas casas deve fazer o mesmo. Usar água mineral para consumo e higiene de alimentos. Além disso, usar o hipoclorito nas caixas d'água. Os abrigos estão fazendo essa distribuição - alertou o secretário Sérgio Côrtes, que pediu que quem estiver fazendo doações a Xerém não se esqueça de incluir água mineral.

Outras ações - A Sala de Situação está montada no posto de saúde de Xerém para acompanhamento de todas as ações de Saúde para a região. Além das medidas acima, nos próximos dias será enviado mais um kit calamidade à região, haverá capacitação das pessoas que trabalham nos abrigos para identificação precoce de sintomas das principais doenças e adoção rápida de protocolo de síndrome febril. A Força Nacional de Saúde também será convocada.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário