segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Rio Farmes: mais de 19 milhões de medicamentos distribuídos em 2012

Remédios especializados gratuitos ajudam a tratar doenças como insuficiência renal, esquizofrenia, hepatites B e C, anemia e Alzheimer

Dona Adeilda de Araújo, de 63 anos, depende de dois medicamentos para que seus rins funcionem depois do transplante que fez. Há dois anos, a paciente da rede estadual de saúde não precisa se preocupar em comprar os caros imunossupressores. Todo mês, a aposentada recorre à RioFarmes,Farmácia Estadual de Medicamentos especializados, na Cidade Nova, onde já foram realizados mais de 643 mil atendimentos desde sua inauguração, em setembro de 2010, uma média de 1,2 mil por dia. Foram mais de 19,7 milhões medicamentos dispensados em 2012.
- É um alívio poder contar com esses medicamentos para viver bem. Os remédios são muito caros e sem eles eu não iria sobreviver. Venho sempre à RioFarmes e o atendimento é excelente, muito confortável e rápido –disse Adeilda, uma das mais de 25 mil usuárias atendidas somente na Riofarmes por mês pelo Programa de Dispensação de Medicamentos Especializados da Secretaria de Saúde.
Além de Dona Adeilda, cerca de 56 mil pacientes com diferentes doenças são cadastrados no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF). Eles recebem medicamentos para tratamento de 70 doenças específicas. São 141 itens de medicamentos distribuídos em comprimidos, frascos e ampolas para tratar de patologias como insuficiência renal crônica, esquizofrenia, hepatite viral B e C, anemia e doença de Alzheimer.
 – Oferecemos aos usuários o Serviço de Orientação Farmacêutica, no qual, ao retirar o medicamento pela primeira vez, o paciente recebe dos farmacêuticos todas as informações necessárias para o correto uso do medicamento. Todo mês realizamos a capacitação interna dos funcionários –explicou o superintendente de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos da secretaria, Anderson Lourenço Silva.
Na Riofarmes, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, a concentração das atividades em um único local representa um novo conceito de atendimento humanizado e agilidade no atendimento. Na unidade, é possível realizar o cadastramento no Programa de Medicamentos Especializados e retirar mensalmente os remédios. Antes, os pacientes precisavam ir à sede da Secretaria de Saúde, no centro do Rio, e ao Instituto de Assistência dos Servidores do Rio (Iaserj).
Organização e praticidade - Os pacientes contam com a confirmação da agenda por SMS. O usuário recebe em seu celular uma notificação no dia anterior confirmando o seu agendamento para a retirada dos medicamentos, que são mantidos em salas monitoradas por computadores e com portas blindadas.
São aplicados na RioFarmes R$ 10 milhões por mês em medicamentos, alguns chegam a custar mais de R$ 3 mil como o Octreotida 30mg. Os remédios gratuitos ajudam a tratar doenças como a do controlador naval Jeison Costa de Barros, de 30 anos, que sofre com problemas renais. Ele precisa de medicamentos para os ossos e para amenizar os efeitos da hemodiálise que faz há sete anos.
– Me sinto seguro sabendo que vou ter os meus remédios todos os dias. Os farmacêuticos da RioFarmes são muito organizados, sempre me enviam mensagem para eu não esquecer de vir no horário marcado para buscar os meus medicamentos – afirmou Jeison, de 30 anos.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário