sábado, 5 de janeiro de 2013

Secretário Sérgio Côrtes vai a Xerém neste domingo (6)

Secretário participa da reunião que discute as ações de Saúde a serem tomadas no bairro. Nova coleta de água foi realizada neste sábado (5)
 
Técnicos da Superintendência de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde (SES) estiveram novamente, neste sábado (5), em abrigos em Xerém, no município de Duque de Caxias, para vistoriar as condições sanitárias e analisar mostras de água. Essa vistoria é uma forma de evitar a proliferação de doenças como a leptospirose, a hepatite A e a diarreia, transmitidas pela água contaminada das enchentes. O material coletado está sendo analisado pelo Laboratório Central Noel Nutels (Lacen).

Neste domingo (6), o secretário Sérgio Côrtes vai a Xerém para acompanhar de perto o trabalho que vem sendo feito pelas equipes da SES na região. Pela manhã, ele participa da Sala de Situação montada no bairro para discutir as ações a serem tomadas para evitar a proliferação de doenças ligadas à enchente. Também neste domingo o Lacen divulga os resultados das análises do material coletado na sexta-feira nos abrigos.

Neste sábado, os técnicos visitaram a Igreja O Brasil Para Cristo e a Escola Municipal Eli Combat, que está alojando 102 pessoas. Na escola houve coleta da água da caixa d'água e da torneira da cozinha. Os técnicos já haviam colectado água do carro-pipa que está abastecendo a escola também. A equipe da Superintendência de Vigilância Sanitária também orientou os responsáveis pelos abrigos a preferir alimentos cozidos aos crus e a manter a higiene do local. Depois das vistorias, houve uma reunião com o secretário municipal de Saúde para discutir as medidas a serem tomadas.

Equipes da SES também estiveram em Petrópolis, Teresópolis e Angra dos Reis neste sábado. Nas duas cidades da Região Serrana não há mais abrigos abertos. Em Angra dos Reis, os profissionais de saúde visitaram as unidades de saúde locais e os cinco locais mobilizados para receber os desabrigados. Estes também já começaram a ser desmontados.

- Estamos tentando minimizar a proliferação de doenças entre a população pelo contacto com a água. Por isso indicamos ao máximo o uso de alimentos cozidos. Também orientamos a população a identificar os sintomas das doenças mais comuns em situações como essa. Fazemos uma avaliação geral das condições sanitárias dos abrigos - explicou a subsecretária de Vigilância em Saúde, Hellen Miyamoto.

Mais ações- Foram enviadas ambulâncias 4x4 do SAMU que foram doadas pelo Ministério da Saúde para serem utilizadas em locais onde as ambulâncias convencionais não conseguem chegar por conta das enchentes e vacinação da população contra tétano são algumas das outras acções que a Secretaria está promovendo. Quando as águas baixarem, serão convocados os Guerreiros Contra Dengue, que reúnem voluntários, agentes de endemia e funcionários da Secretaria de Estado de Governo que vão atuar em um grande mutirão de limpeza, localizando focos do mosquito, aplicando larvicidas, recolhendo inservíveis e distribuindo guias de combate à dengue à população.

Kit calamidade - Na quinta-feira (3), a Secretaria de Estado de Saúde foi contatada pela Prefeitura de Duque de Caxias e liberou ao município um kit calamidade e 5 mil frascos de hipoclorito de sódio para atendimento à população afetada pelas chuvas. O hiplocorito é fundamental para a desinfecção da água para consumo humano. Cada kit tem capacidade para atender 500 pessoas e contém medicamentos para a atenção básica, antibióticos, hipoclorito de sódio e álcool, entre outros itens. Três kits calamidade foram enviados também à Região Serrana por determinação do secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes.
 
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário