quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Governo do Estado envia kit calamidade, medicamentos e cartilhas para Duque de Caxias

Secretaria de Estado de Saúde foi contactada pela Prefeitura de Duque de Caxias e está liberando ao município um kit calamidade e 5 mil frascos de hipoclorito de sódio para atendimento à população afetada pelas chuvas desta quinta-feira (3). O hiplocorito é fundamental para a desinfecção da água para consumo humano. Cada kit tem capacidade para atender 500 pessoas e contém medicamentos para a atenção básica, antibióticos, hipoclorito de sódio e álcool, entre outros itens.

Estão sendo enviados à cidade ainda 50 mil folhetos com orientações sobre proteção à saúde em caso de enchentes e alagamentos, 10 mil com procedimentos em casos de chuvas fortes, 5 mil cartilhas de dicas de prevenção a leptospirose.

Leptospirose - Enchentes como as ocorridas em Caxias trazem para o Estado outras preocupações além dos danos materiais e ambientais. Entre elas estão doenças que costumam afetar a população dessas localidades no período pós-chuvas, como a leptospirose. Transmitida na grande maioria das vezes pela urina de ratos, a doença costuma ter alta ocorrência quando as pessoas começam a limpar suas casas e têm contato com a água e a lama contaminadas pela bactéria leptospira. Nesse momento, pode ocorrer maior concentração dessa bactéria, aumentando o risco de transmissão.

Outros municípios afetados - Hoje pela manhã, o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, determinou o envio de três kits calamidade para a Região Serrana. Os municípios de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis estão em estado de alerta por conta das chuvas. Além disso, para facilitar e agilizar o contato para apoiar as prefeituras, que estão com equipes recém-empossadas, haverá um subsecretário e um superintendente da Secretaria de Estado de Saúde responsáveis por cada um dos municípios, que incluem, além da Região Serrana, Angra dos Reis e Duque de Caxias.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário