quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Hospital de Campanha em Niterói faz mais de 100 atendimentos até 16h desta quinta-feira

Instalado pela Secretaria de Estado de Saúde e operado com profissionais da Força Estadual de Saúde, unidade vai cobrir déficit no atendimento em pediatria na cidade

Começou nesta quinta-feira (3) o atendimento no Hospital de Campanha montado no estacionamento do Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, no bairro Fonseca, em Niterói. Até 16h, foram atendidas 110 crianças, sendo que cinco precisaram ficar em observação nos leitos de enfermaria. A unidade será responsável por realizar o atendimento de urgência e emergência infantil na região até a reabertura do Getulinho. A mobilização comandada pela Força Estadual de Saúde tem o intuito de ajudar no restabelecimento do atendimento público de saúde pediátrico no município de Niterói, depois que a Prefeitura decretou estado de emergência na saúde. A unidade municipal interrompeu o atendimento no ano passado após recomendação da Vigilância Sanitária. O secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, e o prefeito recém-empossado, Rodrigo Neves, assinaram nesta quarta-feira (2) Termo de Compromisso para a parceria. O documento prevê que durante o período de funcionamento do Hospital de Campanha a prefeitura de Niterói providencie as obras estruturais e reformas que o Getulinho necessita para voltar a operar.

- O Hospital de Campanha tem capacidade para atender cerca de 300 pacientes por dia de baixa e média complexidade. Esse era o mesmo número de crianças assistidas diariamente pela emergência do Getulinho há dois anos. O esperado para a primeira semana é atingir metade disso. Mas acreditamos que a demanda vai aumentar gradativamente – Manuel Moreira, coordenador Geral da Força Estadual de Saúde e diretor do Hospital de Campanha.

O pequeno Miguel, de 3 anos, com inchaço nos lábios devido a uma alergia alimentar, foi o primeiro paciente atendido na unidade. Sua mãe, a dona de casa Daiana Amorim, aprovou o atendimento.

- Soube que tinha inaugurado o Hospital de Campanha e vim direto para cá. Chegando aqui, achei muito bom. Rapidamente meu filho foi atendido e medicado. Quanto mais lugares como este, melhor - opina a dona de casa.

Como os enjoos e dor de cabeça, Kaillany, de 10 anos, não melhoraram desde que teve início na noite de ontem, seu pai, o inspetor de escola Rogério Luis resolveu levar a filha ao Hospital de Campanha. Morador de Niterói, ele também aprovou o atendimento.

- Cheguei e fui atendido rapidamente. Se o hospital funcionar desse jeito, vai melhorar bastante a saúde da cidade - afirma.

A missionária Ketlen Caroline de Freitas também elogiou a assistência prestada na unidade. Seu filho, Miguel, de 10 meses, que sentia dor no ouvido e febre, em pouco tempo foi examinado e medicado.

- O funcionamento dessa emergência infantil vai desafogar bastante a necessidade por pediatra na cidade. Foi excelente para a população – afirma.

Apoio do Governo do Estado a Niterói - O Hospital de Campanha ficará em Niterói por 60 dias, que poderão ser renovados por mais 60. A Força Estadual de Saúde, que trabalha na unidade, ficará no hospital por 60 dias, podendo ter sua permanência prorrogada por mais 30 dias. Após esse período, caso haja necessidade, a Prefeitura de Niterói assume a contratação dos profissionais para atuarem no Hospital de Campanha. Com a ação, o atendimento pediátrico de Niterói ficará concentrado nesta unidade e todas as crianças que procurarem a UPA 24h da cidade serão levadas de van até o hospital.

O Hospital de Campanha conta com cinco pediatras, três enfermeiros, um farmacêutico, seis técnicos de enfermagem por turno de 12h, além de maqueiros, técnicos de raios-X, fisioterapeutas e profissionais administrativos. A estrutura da unidade inclui sala de classificação de risco e de espera, consultórios para pronto-atendimento, enfermaria com cinco leitos de observação, sala vermelha com leito de estabilização, salas de sutura e nebulização e enfermaria com cinco leitos de terapia intensiva.

Além disso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) disponibiliza uma ambulância avançada para o transporte das crianças classificadas como risco amarelo ou vermelho do Hospital de Campanha para uma unidade que possua os recursos necessários.

Estado de emergência – A Superintendência de Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde, emitiu relatório no final de 2012 considerando insatisfatória a situação dos setores de emergência e UTI do Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, sugerindo a suspensão de atividades da UTI pediátrica, tendo em vista as não conformidades em relação às legislações sanitárias. Já a Subsecretaria de Atenção à Saúde considerou que a situação atual do município de Niterói extrapola a capacidade de resposta da direção local do SUS. Diante deste cenário, o foi decretado estado de emergência em saúde pública pela Prefeitura; levando à convocação da Força Estadual de Saúde.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário