quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Obrigado, Rio. Secretaria de Saúde e Hemorio agradecem aos 921 cidadãos que foram doar sangue na Cinelândia

Ação bateu recorde de comparecimento e de coleta móvel do hemocentro. Bolsas de sangue doadas vão abastecer as 180 unidades de saúde no estado

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com o Hemorio e a rádio Bandnews FM, comemoram o recorde de doações de sangue em unidade móvel alcançado nesta Semana do Doador. Em ação promovida na Cinelândia, no Centro do Rio, 921 pessoas compareceram para doar vida nos dias 21 e 22 de novembro e 683 coletas foram feitas. Este é o melhor resultado de uma ação externa. O recorde anterior foi em 2011, quando houve 220 comparecimentos e 182 coletas feitas. Para se ter uma ideia da importância da mobilização desta semana, a média diária de pessoas que vai à sede do Hemorio é de 300 cidadãos.

Mês da doação de sangue, novembro está fervilhando de ações para lembrar a população sobre a importância do comparecimento regular a hemocentros a fim de manter os estoques de sangue abastecidos. A Organização Mundial da Saúde recomenda que entre 3% e 5% da população doe sangue regularmente. No Rio de Janeiro, não há nem 2% de doadores regulares. Para isso lembrar a todos, o Governo do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Saúde, preparou uma série de ações de mobilização e conscientização. O ponto alto foi a ação na Cinelândia, que contou com mega estrutura montada para receber com conforto os voluntários do Rio de Janeiro. A mobilização teve a adesão ainda de representantes da Guarda Municipal, da Polícia Militar e de funcionários da Câmara dos Vereadores. E com a animação da bateria da Império Serrano, mostrando que cidadania dá samba.

E cada gesto de cidadania tem nome e sobrenome. Em agradecimento a todos que estiveram no local, a Secretaria de Estado de Saúde separou algumas dessas histórias. São cidadãos como a empregada doméstica Rita de Cássia Câmara, de 51 anos, moradora de Mesquita, que pegou duas conduções e levou mais de uma hora para chegar à Cinelândia. Com um sorriso no rosto, Rita explica a sua motivação:

- Quando soube que haveria coleta de sangue, fiz que questão de participar. Sinto muito orgulho por poder ajudar tantas pessoas que estão precisando.  Ajudar a salvar uma vida não tem preço – diz Rita.

Com apenas 19 anos, o estudante Lucas Monteiro já dá exemplo de cidadania. Ele escolheu a grande mobilização na Cinelândia para fazer a sua primeira doação.

- Não custa nada reservar um tempo para ajudar o próximo doando sangue, mesmo sem conhecer as pessoas que vão receber a doação. Na minha família várias pessoas já fazem isso e sempre incentivo os meus amigos a fazerem o mesmo – relata Lucas.

O taxista Fernando Gomes, de 51 anos, fez da doação de sangue uma prática rotineira há 20 anos. Ele explica o motivo que o leva a ser doador há tanto tempo.

- Toda vez que faço doação de sangue, penso que isso irá ajudar outras pessoas e que todos nós um dia também podemos precisar deste gesto de generosidade – afirma Fernando.

Consciente do seu papel de cidadão, o estudante João Marcos Barros, de 20 anos  foi até a Cinelândia fazer a sua primeira doação.

- Sempre falei para a minha mãe que queria ser doador de sangue e de órgãos. Faço isso porque sei que esse gesto simples pode ajudar muitas pessoas. Estimulo os meus amigos e a minha namorada a também doarem sangue – afirma João Marcos.

A enfermeira Sandra Gomes, de 50 anos, não só compareceu à Cinelândia para doar sangue como trouxe os dois filhos, Daniel e Rebeca, de 19 e 17 anos, respectivamente, para doarem.

- Trabalhando na área de saúde, eu sei quantas pessoas precisam de sangue. Hoje o meu orgulho é maior ainda, pois estou trazendo os meus dois filhos para doarem pela primeira vez. Quero que eles entendam a importância do ato de ajudar o próximo. Doar sangue é um gesto de amor – resume Sandra.

A segundo-tenente Rosaline de Almeida reuniu grupo de soldados do curso de formação da Polícia Militar para irem juntos doar sangue.

- A doação é algo comum entre soldados porque eles têm como missão ajudar o cidadão. Mas esta é sempre uma ação voluntária. Quem quis vir, doou – conta a segundo-tenente Rosaline de Almeida.

E nem só brasileiros estão participando da ação. O consultor de empresas americano Timothy Noreis (foto) trabalha há dois anos no Brasil e quis, através da doação de sangue, agradecer a forma hospitaleira com a qual foi recebido no país. Viu a estrutura na Cinelândia e nem pesnou duas vezes, entrou e doou:

-  O Brasil me dá muita tranquilidade e felicidade, resolvi retribuir tudo isso doando sangue aos brasileiros -, disse Timothy Noreis.

Importância da mobilização - A diretora do Hemorio, Clarisse Lobo, explica que ações como essa visam mais do que promover a manutenção dos estoques de sangue que abastecem 180 unidades de saúde no estado. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância do ato de doar sangue de forma rotineira.

- O nosso objetivo é que as pessoas reflitam sobre o seu papel como cidadão. O ato de doar sangue é um bem que beneficia toda a sociedade. Hoje, o Hemorio recebe uma média diária de 300 doadores e precisaria de pelo menos mais 100 pessoas para manter o estoque de sangue em uma margem satisfatória – explica Clarisse.

Mais eventos ao longo do mês - Será na sede do Hemorio que vão acontecer palestras e eventos voltados para o público jovem, pensando numa nova geração de doadores, como parte dos programas Clube 25 e Jovem Salva Vidas. A programação inclui ainda apresentação de coral e homenagem aos destaques do ano. A campanha espera receber cerca de 2000 doadores até o dia 28 de novembro.

Caravana do Doador – Além da capital, moradores de Itaboraí e São Gonçalo também terão ações para estimular o hábito da doação. No dia 22, um ônibus sairá do Hospital Prefeito João Batista Caffaro, em Itaboraí, às 8h30, levando funcionários e moradores de comunidades próximas à unidade, à UPA de Itaboraí, às UPAs São Gonçalo I e II e ao Hospital Estadual Alberto Torres até o Hemorio, no Centro do Rio.

No caminho serão distribuídos folhetos sobre a importância da doação de sangue, incentivando aqueles que não possam participar da Caravana a comparecer ao Hemorio em outro dia. Os interessados devem fazer uma inscrição prévia para reserva de vaga na Unidade Transfusional do Hospital Prefeito João Batista Caffaro através do telefone: 3638-4547, ramal 229.

Informações ao doador - Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 68 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação. O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio. Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço dos outros 26 postos de coleta distribuídos pelo estado.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário