sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

SES participa de seminário sobre serviços médicos para as Olimpíadas

Foi realizado nesta quinta-feira (02/02) o Seminário sobre Serviços Médicos dos Jogos Olímpicos do Comitê Olímpico Internacional (COI). A atividade faz parte do Programa de Transferência de Conhecimento em Jogos Olímpicos do COI e teve por objetivo compartilhar com o Comitê Organizador e parceiros informações relevantes sobre os serviços médicos que serão prestados durante os Jogos Olímpicos Rio-2016, assim como o papel de cada órgão neste trabalho integrado.

O seminário foi conduzido pelo diretor médico do COI, Patrick Schamasch, e teve a participação de integrantes da equipe médica dos Jogos Olímpicos de Atenas-2004 e Londres-2012. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) foi representada no evento pelo subsecretário da Assistência em Saúde, Alfredo Scaff, pela assessora da Superintendência de Vigilância em Saúde, Rachel Rivello, pelo superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Alexandre Chieppe, e pelos especialistas em gestão da Saúde, Henrique Santana e Henrique Rodrigues.

- A direção médica do COI veio transmitir os planos de ação médica que serão praticados neste ano em Londres. Esses planos foram apresentados para nós como uma sugestão. Existe um nível de detalhamento muito grande, que nós vamos procurar adaptar para a nossa realidade. A vantagem é que o sistema público de saúde da Inglaterra tem algumas semelhanças com o nosso. O maior desafio é integrar as ações das três esferas de governo. Existem relatórios das últimas edições dos jogos, inclusive da área de saúde. O COB vai nos fornecer e vamos tomá-los como experiência - explicou Rodrigues.

O seminário abordou os seguintes temas: Diferenças entre os Jogos Olímpicos e os Paraolímpicos; Serviços médicos nas instalações dos Jogos; Cuidados aos atletas e expectadores; Instalações de competições e treinamento; Serviços na vila olímpica; Coordenação dos serviços correlatos (rede pública, primeiros socorros, etc.); Plano de atendimento a emergências/desastres e integração com agências públicas de saúde; Rede integrada de hospitais; Sistema de comunicação médica; Sistema de transporte médico; Importância e objetivos dos eventos-teste.

Treinamento nos EUA - Desde 24 de janeiro, uma equipe de médicos e enfermeiros da SES está em Baltimore, nos Estados Unidos, para aprender normas, protocolos e diretrizes do Shock Trauma Center Adams Cowley, Centro de Trauma da Universidade de Maryland, referência para o atendimento ao presidente norte-americano Barack Obama em casos de emergências.

Este treinamento faz parte dos preparativos do Rio de Janeiro para a Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas de 2016. Composto por 11 médicos e seis enfermeiros, o grupo permanecerá na instituição por três semanas. Os profissionais foram selecionados de acordo com a experiência na área de traumas e vínculo com alguma unidade de saúde da rede pública estadual.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário