sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Com que travesseiro eu durmo?

A  escolha do produto é individualizada, mas deve manter o alinhamento entre pescoço e tronco

A qualidade do sono depende de diversos  fatores, entre eles, da escolha do travesseiro e da posição em que se costuma dormir.  O travesseiro mais adequado, segundo especialistas do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), é aquele que mantém o alinhamento do pescoço e do tronco. Por isso, a altura do travesseiro é o fator mais importante na hora da compra. E dormir de lado é a posição mais recomendada. Melhor ainda quando se recorre ao uso de dois travesseiros – aquele que mantém a cabeça alinhada e um outro posicionado entre os joelhos.

De acordo com o ortopedista Antonio Eulálio, não  existe um modelo melhor ou pior. Nem todas as pessoas se adaptam ao mesmo tipo de travesseiro. A  escolha deve ser individualizada e, muitas vezes, é necessário fazer o teste com mais de um tipo. O importante é que o produto ocupe o espaço entre o ombro e a cabeça na hora de dormir de lado, sendo que esta altura tem uma variação de 10 a 15 cm . “Uma pessoa que dorme com travesseiro  muito alto  ou muito baixo manterá a cabeça inclinada para um dos lados, o que causa uma contração dos músculos do pescoço, levando a pessoa a acordar com torcicolo. Para pessoas que dormem de bruços ou de costas, sugerimos um travesseiro mais baixo”, diz.

Para pessoas que sofrem de dores na coluna cervical, na lombar ou têm hérnia de disco não existem modelos específicos de travesseiros. A recomendação, no entanto, é que  durmam de lado, com os quadris e os joelhos semifletidos usando um travesseiro entre eles. Pessoas com sintomas de dores crônicas devem procurar o seu ortopedista para um diagnóstico. A posição para quem ronca ou sofre de apneia obstrutiva do sono também é fator determinante.  “Um posicionamento  inadequado do pescoço pode diminuir o fluxo de ar, assim como um travesseiro muito macio faz com que o nariz  afunde no próprio travesseiro, dificultando a respiração durante o sono”, explica Eulálio.

O especialista lembra ainda que dormir com o braço embaixo do travesseiro além de prejudicar o alinhamento da coluna, pode causar problemas de circulação, uma vez que o peso sobre o braço acaba por comprimir algumas veias e nervo.  “Algumas pessoas compensam um travesseiro muito baixo ou aqueles que afundam muito, dormindo sobre o braço. Dessa forma, a pessoa pode acordar com o braço dormente ou até  com perda temporária  dos movimentos”, relata.

FONTE: INTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário