quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Harmonia Enlouquece lança terceiro disco na sexta-feira

Quem canta os males espanta. Há dez anos, pacientes, funcionários e voluntários do Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro (CPRJ), do grupo Harmonia Enlouquece, são a prova de como a música muda a vida de quem se entrega à arte. Nesta sexta-feira, 10 de fevereiro, o grupo lança o disco "Mudânica Superativa", com show gratuito às 19h, no Museu Villa-Lobos, em Botafogo.

- Estamos nessa caminhada desde o início, lá em 2001, trabalhando para reduzir a estigmatização dos pacientes. Graças ao Harmonia Enlouquece, o tratamento vem se tornando uma coisa menos dolorosa e mais prazerosa. O grupo dá muita dignidade aos participantes. Minha inspiração para as letras vem dos problemas do país, da minha inquietação diante do mundo. A cultura e a arte ajudam a salvar as pessoas da loucura - filosofou o cantor e compositor Hamilton Assunção, que também é paciente do CPRJ.

Psicólogo e musicoterapeuta, Sidnei Dantas assina a direção musical do disco, além de tocar instrumentos e fazer arranjos. Para ele, mais do que resultado de uma terapia coletiva semanal, o novo trabalho retrata a evolução artística do grupo.

- O disco de estreia, "Harmonia Enlouquece", era mais voltado para as questões do hospital. No segundo, "Pra distrair a lembrança do irritado", avançamos para uma inserção maior nos meios culturais. Agora, em "Mudânica Superativa", conseguimos abordar temas mais universais. Buscamos fazer mais experimentação musical. São quatro horas semanais de ensaios, um trabalho de qualidade com total liberdade de criação. Claro que o grupo faz parte de uma instituição, mas os pacientes estão cada vez mais abrindo caminhos lá fora por meio da música. Ou seja: o objetivo do projeto está sendo alcançado - avaliou Sidnei.

Segundo o diretor do CPRJ e violonista do grupo, Francisco Sayão, a instituição acolhe os pacientes e chama todos que tiverem interesse a participar dos ensaios abertos, além de convidar para o show de lançamento do disco novo.

- O Museu Villa-Lobos gentilmente cedeu o espaço para a nossa apresentação, que tem entrada franca. Estamos muito felizes com o resultado do trabalho e ansiosos para mostrar as músicas novas, mescladas com sucessos dos dois primeiros discos, como "Garota" e "Sufoco da vida", que integrou a trilha sonora da novela "Caminho das Índias". Ensaiamos muito o repertório, que mistura MPB, rock, jazz, samba e outros ritmos. O disco já está disponível para audição no nosso site e também poderá ser adquirido aqui no CPRJ - concluiu o diretor.

Serviço:
Show de lançamento do disco "Mudânica Superativa": Sexta-feira, 10/02/2012, às 19h, grátis, no Museu Villa-Lobos Rua Sorocaba, Nº 200, Botafogo.

Onde encontrar
O disco custa R$ 20,00 e será vendido no próprio CPRJ; na loja de discos Tracks, na Gávea e pelo site do grupo (http://www.harmoniaenlouquece.com.br). Os pedidos podem ser feitos também pelos emails cprj.rj@gmail.comharmoniaenlouquece@gmail.com ou pelo telefone             (21) 2332-5676      .

Ensaios: 
Os ensaios do conjunto são realizados às segundas, das 10h às 12h, e às sextas-feiras, de 17h às 19h, no auditório do CPRJ e são abertos ao público. O endereço é Praça Coronel Assunção (Praça da Harmonia), S/N, Saúde.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário