terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Vista a Fantasia da Solidariedade: Hemorio lança campanha para o carnaval

O secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, esteve no Hemorio nesta terça-feira, dia 07 de fevereiro, para lançar a 9º edição da campanha "Vista a Fantasia da Solidariedade", com integrantes da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro e a madrinha oficial da campanha, Luiza Brunet. A ação tem como objetivo manter a média de 300 doadores diariamente e alertar a população para os riscos da falta de sangue no período de Carnaval, época em que historicamente há uma queda de pelo menos 50% no número de doações voluntárias.

- Precisamos da ajuda da população com doações de sangue durante o ano todo, mas em épocas como o Carnaval esta necessidade é ainda maior, pois o número de doadores costuma diminuir e a quantidade de acidentes, aumentar. Consequentemente, os hospitais precisam de mais sangue – explica Sérgio Côrtes.
Várias ações estão sendo programadas para a campanha, que só termina depois do Carnaval.  Luiza Brunet lembra da emoção de quando fez a sua primeira doação.
- Quando doe sangue pela primeira vez, me senti tão feliz que chorei. Sinto orgulho de participar desta campanha e ajudar no processo de conscientização da população.  A doação de sangue é uma forma muito simples de contribuição.  Além disso, é gratificante, pois saímos com a sensação de um dever cumprido quando sabemos que com esse gesto, salvamos até três vidas – explicou Luiza Brunet
Segundo a diretora-geral do Hemorio, Clarisse Lobo, a campanha desse ano terá um tom diferente, mas não perderá nem um pouco do brilho.
- Assim como no ano passado, o momento é de união e solidariedade. Passamos recentemente por um momento difícil no Rio de Janeiro com o desabamento dos prédios no Centro e mais uma vez, constatamos a mobilização da população, que tem se mostrado cada vez mais solidária.  Para a campanha de Carnaval, novamente vamos precisar da ajuda da população carioca para que os estoques de sangue estejam abastecidos para possíveis emergências – explicou a diretora.
Durante a campanha, o Hemorio vai realizar diversas ações com outras agremiações, até o Carnaval.  No dia 15 de fevereiro, o instituto já prepara uma coleta móvel na Cinelândia, esperando repetir o sucesso de comparecimento de novos doadores.
Quem pode doar? - Para ser um doador de sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, deve trazer um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 68 anos e pesar mais de 50 quilos.  Não é necessário estar em jejum.  Turistas também podem doar, desde que compareçam ao Hemorio com um documento de identidade com foto. O candidato deve somente evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e as bebidas alcoólicas 12 horas antes.  Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis.  O modelo da declaração pode ser adquirido através do site do Hemorio – http://www.hemorio.rj.gov.br
Sobre o Hemorio - O Hemorio é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, que abastece com sangue e derivados cerca de 180 unidades de saúde, entre elas, as grandes emergências, maternidades e UTI´s.  No Rio de Janeiro, ainda há mais 26 postos de coleta de sangue coordenados tecnicamente pelo Hemorio como o Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel; Hospital da Posse, em Nova Iguaçú; Hospital Geral de Bonsucesso e o Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras.  Os endereços e horários de funcionamento dos postos podem ser obtidos através do Disque Sangue (            0800 282 0708      ) que esclarece outras dúvidas e agenda a doação com hora marcada.
O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 08 – Centro, ao lado do Campo de Santana e funciona todos os dias (inclusive sábados, domingos e feriados), das 7 às 18 horas.


FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário