terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Quissamã recebe pela primeira vez Tomógrafo Móvel

Segundo equipamento chega hoje a Piabetá
Moradores de Quissamã e municípios próximos estão sendo beneficiados pela primeira vez com a chegada do serviço de tomografia computadorizada móvel (TCM). O aparelho deve ficar até o dia 04 de fevereiro na Praça da Matriz, ao lado da igreja. O objetivo do projeto é atender regiões em que não há esse tipo de exame na rede pública de saúde ou que o serviço já existente não seja capaz de suprir a demanda. Instalado em uma carreta especial, fabricada e montada por uma empresa norte-americana, o equipamento é capaz de realizar um exame em 30 segundos (enquanto os aparelhos antigos levam entre 20 e 40 minutos), permitindo um diagnóstico mais rápido e preciso.

O tomógrafo computadorizado móvel é operado por médicos radiologistas e o resultado do exame é entregue à Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que fica responsável por enviar ao paciente, para ser encaminhado ao médico solicitante. Para agendar o exame, o paciente deve entregar o pedido à Secretaria Municipal de Saúde da sua cidade, que encaminhará uma planilha com as demandas para o serviço.

A Prefeitura fica encarregada de informar ao paciente sobre a data em que deverá comparecer para realizar o exame. Quem possui aparelho celular recebe uma confirmação da SES, via torpedo. O envio é feito 48 horas antes da data marcada para o exame, com informações sobre o local e horário. Para fazer o procedimento, é necessária a prescrição de um médico especialista.

Funcionamento - O TCM funciona das 7h30 às 18h30 e, aos sábados, das 7h30 às 15h. O aparelho tem capacidade para realizar 70 exames por dia e vai beneficiar moradores de municípios vizinhos como Carapebus, Conceição de Macabu, Campos, Macaé, Rio das Ostras e Casemiro de Abreu.

Piabetá – O segundo equipamento de tomografia computadorizada móvel chega hoje, dia 31 de janeiro, à Piabetá, em Magé, e também vai beneficiar moradores de Caxias, Guapimirim e Teresópolis. Juntos, os TCMs já realizaram mais de 44 mil exames e a ressonância móvel mais de 12 mil exames.

Equipamento - A tomografia móvel funciona com gerador externo ou eletricidade externa, mas possui um gerador próprio, com capacidade para operar de oito a nove horas por dia; dois aparelhos de ar-condicionado, elevador para macas e cadeira de rodas e conta, ainda, com vestiário para o paciente.

Os exames de imagem possibilitam um diagnóstico preciso e rápido, além de permitir um tratamento mais adequado. A tomografia de múltiplos detectores tem alta sensibilidade e é indicada para a identificação de lesões provocadas por traumas, tumores, processos infecciosos, entre outros.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário