terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Rio Imagem é considerado de excelência por entidade internacional

Estrutura, atendimento e profissionais são elogiados pela Sociedade Europeia de Radiologia

 O Rio Imagem, centro de diagnóstico por imagem inaugurado em dezembro de 2011 pela Secretaria de Estado de Saúde, recebeu na semana passada a visita do presidente da Sociedade Europeia de Radiologia de Emergência, Ulrich Linsenmaier. O professor alemão ficou impressionado com a estrutura, o atendimento e a formação dos profissionais que trabalham na unidade.
– Essa estrutura é fantástica. Seja do ponto de vista da arquitetura, com o bom aproveitamento da luz natural e rampas de acesso para todos; passando pelos profissionais bem treinados que trabalham no local; até a facilidade de meios de transporte para chegar até aqui, já que estamos num ponto central da cidade. A iniciativa de construir o Rio Imagem foi muito positiva – afirmou Ulrich.
Durante a visita, o professor alemão contou nunca ter visto um projeto de tão grande porte voltado para a área da radiologia, nem mesmo em seu país, reconhecido pela excelência do sistema de saúde.
– A intenção do Rio Imagem é perfeita: oferecer o mesmo nível de atendimento para todas as pessoas, principalmente aquelas que não teriam como pagar por exames caros e complexos, como tomografias ou ressonâncias. Não existe nada desse tamanho ou com estrutura semelhante na Alemanha, seja na saúde pública, na qual atuo, ou privada. O que temos são setores de radiologia que funcionam bem em cada hospital ou clínica – disse.
Treinamento para Copa e Olimpíadas
O médico alemão também apresentou um pouco da sua experiência na organização rápida da estrutura médica para atender desde grandes demandas de atendimento simultâneo, como engavetamentos de carros, desabamentos ou enchentes, até eventos programados, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
– Antes da Copa do Mundo de 2006 na Alemanha, fizemos um treinamento com três mil voluntários em um estádio. Pudemos testar com sucesso a resposta do sistema – lembrou o professor.
Para o diretor do Rio Imagem, Leonardo Velloso, a troca de experiências vai ajudar a melhorar ainda mais os procedimentos de atendimento ao público.
– A visita serviu para nos indicar caminhos no sentido de refinar ainda mais a triagem dos pacientes, otimizando o aproveitamento dos nossos recursos – disse.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário