quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Um museu inovador para popularizar a energia nuclear

O Museu de Ciências Nucleares da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é uma iniciativa com o objetivo de proporcionar a difusão e a popularização da energia nuclear. Mesmo que não seja possível fazer uma visita ao espaço em função da distância, é possível conhecê-lo pelo site http://www.museunuclear.com/.
O museu é uma parceria do Espaço Ciência, da UFPE, da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), e conta com a colaboração dos alunos de pós-graduação do Departamento de Energia Nuclear (DEN) e com recursos vindos do CNPq. Segundo a coordenadora do Museu de Ciências Nucleares, Helen Jamil Khoury, o museu é o único que aborda, no Brasil, apenas a energia nuclear como tema.
No acervo são encontrados objetos antigos e atuais que representam a história da energia nuclear no país. Das antigas máquinas de raio X aos modernos materiais de blindagem, dosímetros e protótipos de usinas nucleares fica claro, para os visitantes, o desenvolvimento científico da área. Painéis, pinturas, maquetes e estátuas propiciam a reflexão sobre os potenciais e aplicações desse tipo de energia e seus desafios. O acervo bibliográfico com livros, apostilas e materiais de divulgação pode ser consultado no local e também está disponível no site para consulta. Neste, é possível encontrar uma ampla galeria de fotos e o visitante pode fazer download de todas as palestras realizadas no museu.
Para Helen Khoury, o maior desafio é apresentar de forma atrativa um tema complexo e por isso, desde sua inauguração em maio de 2010, o museu sempre lança uma novidade. A próxima ação será a maquete de um aparelho de raio X utilizado antigamente para verificar se um sapato correspondia ao tamanho do pé do indivíduo. Segundo a coordenadora, o público pode fazer a simulação com seu próprio pé, se divertir e ainda conhecer fatos históricos. Ela completa: “Brincando podemos passar o conhecimento”.
Uma curiosidade do Museu de Ciências Nucleares é a visita mediada. Os alunos de graduação e pós-graduação do curso de radiologia do DEN acompanham os visitantes e, com base em sua experiência acadêmica, apresentam o museu. A visita para grupos de até 40 pessoas pode ser agendada por e-mail. O museu funciona de segunda a sexta, das 9 às 17 horas no campus da UFPE.
FONTE: CNEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário