quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Prefeitura Inaugura 55ª Clínica da Família da Cidade, em Realengo


Com a unidade, a região da AP 5.1 passa a ter 55,45% de cobertura da Estratégia de Saúde da Família

A Prefeitura do Rio inaugurou na manhã desta quarta-feira, dia 18, a Clínica da Família Antônio Gonçalves da Silva,em Realengo. A unidade fica na comunidade do Batan, é a 55ª clínica da cidade e a segunda do bairro. No local, cinco equipes de saúde da família e duas de saúde bucal vão atender os pacientes. Serão beneficiadas 21 mil pessoas e a região terá 55,45% de cobertura de Saúde da Família. Estiveram presentes na inauguração o governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes, o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, e o secretário de estado de Segurança, José Mariano Beltrame.

Uma Academia Carioca, um Centro de Convivência do Idoso e uma Sala de Práticas Integrativas também vão funcionar no espaço. Os pacientes atendidos no local poderão realizar exames de eletrocardiografia, ultrassonografias, raios X, exames laboratoriais, curativos, vacinação e o teste do pezinho, entre outros. Em média, 2,4 mil consultas médicas mensais poderão ser feitas na clínica.

“Atendimento personalizado e com qualidade é uma das marcas das clínicas de família. Com a abertura dessa unidade, dentro da comunidade pacificada do Batan, garantimos a esse local a chegada e a permanência de mais um segmento do setor público essencial para o bem-estar da população”, comenta o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann.

No Centro de Convivência do Idoso, os pacientes da terceira idade serão atendidos por um clínico e participarão deatividades multidisciplinares, como círculos de leitura, aulas de dança, programação cultural, aulas de informática e fisioterapia. Já na 40ª Academia Carioca da Saúde, os usuários poderão fazer atividades nos dez equipamentos quevisam à melhoria de sua capacidade muscular e aeróbia. A Sala de Práticas Integrativas conta com uma maca especializada para reflexologia e uma cadeira para auriculoterapia, massagem e automassagem. Seis profissionais se revezarão para atender a população, no mesmo horário de funcionamento da clínica.

A nova Clínica da Família fica na Av. Brasil, s/nº, em Realengo, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h; e aos sábados, das 8h às 12h. O investimento é de R$ 3,7 milhões, e as obras foram realizadas pela Riourbe, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Obras.

Sobre Dr. Antônio Gonçalves da Silvanasceu em Bangu e formou-se em Clínica Geral. Foi diretor do Hospital de Tuberculose de Bangu, do Hospital de Tuberculose da Estrada de Engenho e do Centro Municipal Waldyr Franco. O médico também fundou a Obra de Assistência à Infância de Bangu 1949, com a finalidade de abrigar crianças, filhos de pais tuberculosos, carentes. Atualmente, a Obra abriga, hoje, crianças abandonadas de 2 a 6 anos. Antônio também inaugurou o primeiro orfanato na sua própria casa.





FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro

Um comentário:

  1. como faço para trabalhar na clinica da familia.vc sabe qual o site. franco-angela@hotmail.com obrigado.

    ResponderExcluir