quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

SMSDC monta esquema especial de atendimento de saúde no Carnaval

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) organizou um esquema especial de atendimento para os foliões durante o carnaval. Serão montados postos de atendimento médico, com ambulâncias à disposição, e técnicos da Defesa Civil e da Vigilância Sanitária atuarão no Sambódromo. Além disso, os hospitais de emergência estarão de prontidão. A lista completa com o funcionamento das unidades de saúde também segue abaixo.

Assistência de saúde no Sambódromo:
Quem for assistir aos desfiles do Sambódromo contará com sete postos de assistência médica, com um total de 33 leitos, sendo seis deles de suporte avançado para casos de maior gravidade. Os postos, que contarão com equipamentos de suporte à vida, medicamentos, insumos e exames, estarão localizados nos setores 1 (concentração), 2, 7, 8, 10 (Rua Salvador de Sá), 11 e Apoteose (dispersão) (mapa abaixo).

Eles funcionarão das 17h até o término dos desfiles, a partir de sexta-feira, dia 8, o primeiro dia de apresentação do Grupo de Acesso, até a quarta-feira de cinzas, além do Sábado das Campeãs, no dia 16 de fevereiro

Ao todo, cerca de 200 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além do apoio administrativo, estarão de plantão nos postos de atendimento, incluindo aqueles que atuarão no Terreirão do Samba. Para os casos que necessitarem de remoção, estarão disponíveis 18 ambulâncias UTIs, tripuladas por equipes de saúde independentes, compostas por médicos e enfermeiros.

Os hospitais da rede municipal de Saúde estarão de prontidão, preparados para receber os casos mais graves. A Central Municipal de Regulação de Leitos também dará suporte em caso de necessidade de transferência de pacientes.

Em 2012, foram atendidas 2.493 pessoas e 74 foram transferidas para hospitais (3% do total de atendimentos). As principais causas foram intoxicação alcoólica, crise hipertensiva (pressão alta), mal estar e problemas ortopédicos, como pequenos entorses e luxações. 

Assistência Médica no Terreirão do Samba:
Em paralelo ao atendimento médico no Sambódromo, haverá ainda dois postos montados no Terreirão do Samba, que funcionarão nos mesmos dias das unidades da Passarela do Samba, além da sexta-feira, dia 15. Eles contarão com seis leitos, sendo dois avançados, e duas ambulâncias UTI à disposição.

Defesa Civil:
A Defesa Civil Municipal, órgão responsável pela coordenação das ações de segurança e prevenção a acidentes, montará uma base operacional na Marquês de Sapucaí e trabalhará de forma integrada, por meio de um sistema de rádio-comunicação, com todos os envolvidos na organização do evento. Ao todo, 15 técnicos e engenheiros estarão de prontidão durante os seis dias de desfiles das escolas de samba no Sambódromo, além dos plantonistas que estarão na sede do órgão e no Centro de Operações Rio, para atender as demandas externas.

Vigilância Sanitária:
A Vigilância Sanitária Municipal realizará inspeções dia e noite no Sambódromo, Terreirão do Samba, bailes em clubes e casas noturnas, além de bares e restaurantes localizados em ruas por onde circulam bandas e blocos. Quarenta fiscais estarão presentes na Marquês de Sapucaí para inspecionar quiosques e cozinhas destinadas ao fornecimento de alimentos aos camarotes.  Denúncias e reclamações deverão ser feitas pelo telefone 1746.

Funcionamento das unidades de saúde:
A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil informa que hospitais de emergência e unidades 24 horas funcionarão normalmente, de forma ininterrupta, durante todo o período de carnaval. Já as unidades primárias de saúde (centros municipais de saúde e clínicas da família) da cidade estarão abertas nos pontos facultativos de sexta-feira, dia 08, até as 12h, e de quarta-feira de Cinzas, dia 13, a partir das 13h. Os postos não funcionarão de sábado, dia 09, até a terça-feira de Carnaval, dia 12. Para mais informações, a população deve ligar para a Central de Atendimento da Prefeitura, no telefone 1746.

Unidades que funcionarão 24 horas:
- Hospital Municipal Souza Aguiar – Centro
- Hospital Municipal Miguel Couto – Gávea
- Hospital Municipal Salgado Filho – Méier
- Hospital Municipal Lourenço Jorge – Barra da Tijuca
- Hospital Municipal Pedro II – Santa Cruz
- Hospital Municipal Rocha Maia - Botafogo
- Hospital Municipal Francisco da Silva Telles – Irajá
- Hospital Municipal Jurandir Manfredini – Jacarepaguá
- Hospital Maternidade Fernando Magalhães – São Cristóvão
- Hospital Maternidade Carmela Dutra – Lins de Vasconcelos
- Hospital Maternidade Herculano Pinheiro – Madureira
- Hospital Maternidade Alexander Fleming – Marechal Hermes
- Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque – Centro
- Hospital da Mulher Mariska Ribeiro – Bangu
- Serviço de emergência da Policlínica Rodolpho Rocco – Del Castilho
- Serviço de emergência da Policlínica César Pernetta – Méier
- Instituto Municipal Philippe Pinel – Botafogo
- UIS Arthur Villaboim – Paquetá
- UPA de Vila Kennedy
- UPA da Rocinha
- UPA do Complexo do Alemão
- UPA de Manguinhos
- UPA da Cidade de Deus
- UPA de Santa Cruz / João XXIII
- UPA do Engenho de Dentro
- UPA de Madureira
- UPA de Costa Barros
- UPA de Senador Camará
- UPA Sepetiba
- UPA Paciência
- UPA Magalhães Bastos
- UPA Rocha Miranda
- Coordenação de Emergência Regional: Centro
- Coordenação de Emergência Regional: Leblon
- Coordenação de Emergência Regional: Barra


FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário