quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Cachoeira de Macacu recebe tomógrafo móvel do Governo do Estado

O diagnóstico por imagem, fundamental para a identificação de doenças precocemente, também irá beneficiar moradores de Guapimirim, Teresópolis, Silva Jardim, Magé, Rio Bonito e Friburgo

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) leva ao município de Cachoeira de Macacu o serviço de tomografia computadorizada móvel, que permite o diagnóstico avançado por imagem para pacientes que têm indicação para este tipo de procedimento. O tomógrafo estará à disposição da população a partir do dia 15 de fevereiro, e ficará na Praça Manoel Dias Martinez, em frente à Prefeitura. O aparelho fica no local até o dia 02 de março, realizando cerca de 450 exames. Cachoeira de Macacu foi escolhido como “município-polo” para receber o aparelho, mas o objetivo é beneficiar também os moradores dos municípios próximos. Neste caso, Guapimirim, Teresópolis, Silva Jardim, Magé, Rio Bonito e Friburgo, já que as secretarias municipais de Saúde poderão agendar as consultas para pacientes que tiverem encaminhamento médico.

De 2009 até agora, foram realizadas 63.189 tomografias através do serviço móvel, beneficiando pacientes do todo estado do Rio de Janeiro. Antes, este tipo de procedimento – fundamental para o diagnóstico de doenças – era inacessível à população, especialmente, para moradores do interior.

O tomógrafo computadorizado móvel (TCM) funciona das 7h30 às 18h30 e, aos sábados, das 7h30 às 15h. O aparelho tem capacidade para realizar 70 exames por dia. O serviço de tomografia móvel da SES conta com dois aparelhos de ar-condicionado, elevador para macas e cadeira de rodas e possuem, ainda, com vestiário para o paciente.

Rapidez e conforto - Instalado em uma carreta especial, fabricada e montada por uma empresa norte-americana, o equipamento é capaz de realizar um exame em 30 segundos (enquanto os aparelhos antigos levam entre 20 e 40 minutos), permitindo um diagnóstico mais rápido e preciso. O exame de tomografia computadorizada móvel é acompanhado por médico radiologista que emite o laudo e o resultado é entregue às secretarias municipais de Saúde.

Agendamentos – Os agendamentos dos serviços de tomografia são feitos pelas secretarias municipais de Saúde, que recebem o pedido médico do paciente, encaminham a planilha com as demandas para o serviço da SES e informam os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. Quem tem celular, recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de 10 a 15 dias úteis, o município entrega os resultados ao paciente para que sejam encaminhados ao seu médico. 

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário