quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Hospital de Campanha de Niterói bate a marca de mil atendimentos em uma semana

As principais queixas dos pacientes que procuram estrutura montada pela Secretaria de Estado de Saúde na cidade são: febre e problemas respiratórios. 82% dos pacientes são moradores de Niterói
 
Com apenas uma semana de funcionamento, o Hospital de Campanha da Secretaria Estadual de Saúde já atendeu mais de mil crianças, tanto de Niterói quanto de municípios vizinhos. O hospital está instalado no estacionamento do Hospital Municipal Getulinho, no bairro Fonseca, e é operado por profissionais convocados pela Força Estadual de Saúde, coordenados pelo médico Manoel Moreira.
 
A marca de 1.088 atendimentos foi alcançada às 7h desta quarta-feira (9), sendo que 82% desses pacientes são moradores de Niterói. As queixas mais frequentes são febre e problemas respiratórios, como asma e bronquite. Nesse período, cinco crianças ficaram internadas em leitos de terapia intensiva e outras quatro foram transferidas para o Hospital Estadual Azevedo Lima, unidade de referência para casos de média e alta complexidade.

A mobilização do Governo do Estado tem o intuito de ajudar no restabelecimento do atendimento público de saúde pediátrico no município de Niterói, depois que a Prefeitura decretou estado de emergência na saúde. A unidade municipal interrompeu o atendimento no ano passado após recomendação da Vigilância Sanitária. O Hospital de Campanha fará o atendimento dos pacientes pediátricos da região pelo prazo máximo de 120 dias até que a Prefeitura de Niterói faça as obras necessárias para reabrir o Hospital Municipal Getulinho.
 
Governo do Estado em apoio a Niterói - A transferência desses pacientes para o Hospital Azevedo Lima faz parte do trabalho de logística que foi implantado para fazer a saúde da região funcionar adequadamente como rede. As remoções são organizadas entre as equipes das duas unidades, para que as famílias das crianças não tenham que se preocupar em buscar um novo atendimento. Um exemplo de que a logística implantada vem funcionando a contento ocorreu na sexta-feira (6), com a chegada do paciente Luiz Fernando Ferreira de Lima ao Hospital de Campanha.
 
O menino – com suspeita de apendicite - foi examinado e, diante da possibilidade de caso cirúrgico, foi removido para o Hospital Azevedo Lima. Ao chegar, Luiz Fernando já era esperado e foi operado. Ele permanece internado na unidade e apresenta estado de saúde estável.
 
Capacidade instalada - O Hospital de Campanha atende casos de urgência e emergência de baixa complexidade e tem capacidade para 300 pacientes por dia, mas vem mantendo média de 120 atendimentos diários. A unidade – que está concentrando preferencialmente os atendimentos pediátricos da região - conta com cinco pediatras, três enfermeiros, um farmacêutico, seis técnicos de enfermagem por turno de 12h, além de maqueiros, técnicos de raios-X, fisioterapeutas e profissionais administrativos. A estrutura da unidade inclui sala de classificação de risco e de espera, consultórios para pronto-atendimento, enfermaria com cinco leitos de observação, sala vermelha com leito de estabilização, salas de sutura e nebulização e enfermaria com cinco leitos de terapia intensiva.
 
Além disso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) disponibiliza uma ambulância avançada para o transporte das crianças classificadas como risco amarelo ou vermelho do Hospital de Campanha para uma unidade que possua os recursos necessários para o atendimento.
 
Termo de Compromisso - O secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, e o prefeito recém-empossado, Rodrigo Neves, assinaram quarta-feira (2) Termo de Compromisso para a parceria. O documento prevê que durante o período de funcionamento o Hospital de Campanha a prefeitura de Niterói providencie as obras estruturais e reformas que o Getulinho necessita para voltar a operar.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário