quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Pacientes idosos ganham baile pré-carnavalesco na festa de reabertura do Centro de Convivência do Hospital Eduardo Rabello

Festa contou com a participação do projeto Plateias Hospitalares, em parceria com os Doutores da Alegria, e músicos da Orquestra Voadora

Muita animação embalada a marchinhas de carnaval. Assim foi a reinauguração do Centro Dia e Centro de Convivência do Hospital Estadual Eduardo Rabello (HEER), em Campo Grande, na tarde desta quinta-feira (31/01). Cerca de 250 pacientes e frequentadores do espaço participaram do baile pré-carnavalesco promovido pelo Bloco da Seringa Solta, formado por artistas do Bando de Palhaços e músicos da Orquestra Voadora.

O secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, participou da reinauguração do Centro de Convivência e destacou a importância do Hospital Estadual Eduardo Rabello no atendimento à população da terceira idade.

- Quando começamos a administrar a unidade, em 2007, ela passava por grandes dificuldades, especialmente no que diz respeito à capacidade instalada. Estas melhorias no Centro de Convivência são apenas uma demonstração do que ainda vamos fazer – afirmou o secretário, que anunciou ainda mais novidades para a unidade. – Vamos construir novo centro cirúrgico, instalar climatização nas enfermarias e criar o Instituto da Terceira Idade, que fará pesquisas e promoverá cursos de capacitação para profissionais que lidam com idosos. Também vamos ampliar o funcionamento do Centro de Convivência para os finais de semana.

De meia arrastão vermelha e saia de chita, Maria José dos Santos, que completa 80 anos em julho, era das mais animadas do baile. Ela ficou muito feliz com a reforma do Centro, que frequenta duas vezes por semana.  

- Frequento as atividades de música aqui há cinco anos. As mudanças ficaram ótimas. E a presença do bloco para animar a tarde alegrou nosso dia. Sempre gostei de carnaval – aprovou dona Maria José.  

Plateias Hospitalares - O baile pré-carnavalesco faz parte do projeto Plateias Hospitalares, parceria firmada em 2009 entre a ONG Doutores da Alegria e a Secretaria de Estado de Saúde (SES) que leva arte por meio de apresentações teatrais, musicais e circenses a unidades da SES.

A edição 2013 do projeto terá início em março, com apresentações nos hospitais estaduais Rocha Faria, Tavares de Macedo, Azevedo Lima, Adão Pereira Nunes e Alberto Torres. As apresentações aconteceram uma vez por mês em cada unidade.

Os artistas fazem adaptações de linguagens, cenário, música, sempre levando em conta o espaço em que o trabalho será apresentado e o público. Seja em cima de um palco ou percorrendo as enfermarias, os artistas nunca passam despercebidos, despertando emoções e, muitas vezes, influenciando na melhora de quem está internado.

O hospital – O Hospital Estadual Eduardo Rabello foi inaugurada em 1973 como o primeiro hospital planejado e construído para atendimento geriátrico especializado na América do Sul. Foi pioneira na implantação de padrões e conceitos completamente diferentes de internação de pacientes idosos, com atendimento especializado e focado nos aspectos médicos, sociais, fisioterapêuticos e psicológicos.

Referência no tratamento de idosos na rede estadual de saúde, realiza, em média, 150 internações mensais. O Centro Dia já existe há 14 anos e, ao todo, são 214 inscritos que participam de atividades de integração e inclusão social, como aulas de dança, canto, crochê, ginástica, cinema com pipoca, palestras educativas, passeios, caminhadas, piqueniques, alongamento, coral e banda.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário