domingo, 27 de janeiro de 2013

Estado do Rio teve aumento de 78% de exames de imagem em 2012. Em comparação com 2007, alta é de mais de 2.000%

Inaugurado em 2011, Rio Imagem alavancou crescimento com 34% dos procedimentos do ano passado

Em cinco anos foram investidos R$ 95 milhões em equipamentos de diagnóstico por imagem em todo o estado.

O Estado do Rio de Janeiro bateu um novo recorde na realização de exames de diagnóstico por imagem em 2012. No período, foram feitos 595.337 procedimentos, 78% a mais que no ano anterior e mais de 2.000% se comparado a 2007, quando foram realizados 25.350 examesdeste tipo. Em 2011 foram feitos 334.051.

- A importância de melhorar o acesso da população a exames por imagem é que este investimento permite um diagnóstico mais preciso de doenças e o tratamento precoce aumenta as chances de cura do paciente e gera economia para o SUS, já que diminui o custo do tratamento - explica a subsecretária de Unidades Próprias, Ana Lucia Neves.

O avanço é resultado de um investimento de R$ 95 milhões só em equipamentos. Hoje, além de ter um prédio inteiro voltado para este tipo de procedimento, no Centro de Diagnóstico por Imagem, o Rio Imagem, no Centro do Rio, a população conta ainda com dois tomógrafos e uma ressonância móveis que percorrem todo o estado, além da modernização e compra de aparelhos que estão nos hospitais estaduais. Do total de exames do ano passado, 365.642 foram feitos nos hospitais estaduais, 203.448 no Rio Imagem e  26.247 nos serviços móveis.

Mamografias - Hoje já são seis mamógrafos em toda a rede estadual, que já realizaram juntos 73.365 exames. Antes a mamografia era oferecida apenas em convênios entre os municípios e a rede privada. Em dezembro de 2012, começou a funcionar ainda o primeiro aparelho de ressonância magnética, que realiza ressonância cardíaca e de mama.

Novos investimentos – Este ano, o estado vai ganhar ainda o reforço de mais um aparelho de ressonância e um PETScan, equipamento inédito na rede pública de saúde, que une medicina nuclear e tomografia computadorizada, permitindo a detecção precoce de tumores. Outra novidade é a realização de biopsias estereotáxicas de mama ou guiadas por ultrassonografia, que analisa detalhadamente o tipo de tumor da paciente.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário