quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Unidades estaduais já realizaram 16.786 cirurgias ortopédicas em 2012

Número de procedimentos feitos entre janeiro e novembro deste ano já é 5% maior do que todo o ano de 2011

Menos de um mês para o fim do ano e os hospitais da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) já realizaram 16.786 cirurgias ortopédicas em todo o estado. O número já é 5% maior do que o recorde de 2011 e é quase sete vezes maior do que a quantidade de procedimentos deste tipo realizados em 2006 (foram 2.520 na época), antes da atual gestão. O maior número de atendimentos aconteceu no Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu (HTODL), em Paraíba do Sul, no Centro-Sul Fluminense, com 3.381 cirurgias de janeiro a novembro de 2012. Com pouco mais de dois anos, o hospital já é referência nacional neste tipo de procedimento, de alta e média complexidades.

Só este ano, o HTODL já realizou três mutirões de cirurgias para diminuir o tempo de espera dos pacientes do estado, inclusive da capital. Na semana passada, a unidade recebeu a certificação de segurança no atendimento ao paciente da Organização Nacional de Acreditação (ONA).  Outro indicador positivo da assistência prestada no hospital é que 97% dos pacientes internados na instituição se declaram muito satisfeitos com o atendimento recebido, o que confirma o comprometimento com a saúde pública.

Depois do HTODL, as unidades que mais realizaram procedimentos ortopédicos foram Hospital Estadual Albert Schweitzer (2.804), Hospital Estadual Rocha Faria (2.791), Hospital Estadual Getúlio Vargas (2.534), Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (2.339), Hospital Estadual Alberto Torres (1.382), Hospital Estadual Azevedo Lima (887) e Hospital Estadual Roberto Chabo (571).

Investimentos no atendimento ao trauma - O Governo do Estado vem investindo para melhorar e aumentar o atendimento de vítimas de traumas no estado. Em outubro foi inaugurado no Hospital Estadual São Francisco de Assis, na Tijuca, o Centro Estadual de Trauma do Idoso (CETI), serviço inédito no país. Já foram 86 cirurgias realizadas em pacientes acima de 60 anos desde então.

O modelo do Centro de Trauma do Idoso foi criado a partir de referências internacionais; pesquisas apontam que se operado em até 48h, o idoso vítima de trauma tem mais chances de voltar a ter uma vida normal, com sua locomoção mantida. Foram feitas reformas no centro cirúrgico, criados 30 leitos de enfermaria, cinco leitos de CTI e reforço no quadro de médicos especializados, com 17 ortopedistas e sete anestesistas para atender pacientes acima de 60 anos com quadro de fratura de fêmur proximal, que é o tipo mais comum de trauma entre pessoas nessa faixa etária.

A previsão é aumentar ainda mais a capacidade instalada em 2013, com a inauguração de novos Centros de Trauma em hospitais estaduais e de uma nova unidade regional: o Hospital Estadual Ulysses Guimarães, em Angra dos Reis, que será referência na região em cirurgias ortopédicas, ajudando a zerar a fila de cirurgias de joelho. 

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário