terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Secretaria de Estado de Saúde anuncia novos leitos de UTI e de retaguarda

Serão 205 de Unidade de Terapia Intensiva e 388 de enfermaria à disposição da população na Central Estadual de Regulação. Com essa ampliação de oferta, a partir do primeiro trimestre de 2013 serão 1.102 leitos de UTI, mais de quatro vezes do que ao final de 2006

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) anunciou nesta terça-feira, dia 11 de dezembro, o projeto de ampliação de leitos de UTI e de retaguarda em hospitais da rede própria e federal, além de novos leitos contratados em hospitais da Zona Oeste. A estimativa é que a abertura desses leitos beneficiem cerca de 19 mil pacientes por ano. O evento no Palácio Guanabara contou com as presenças do governador Sérgio Cabral; do vice-governador Luiz Fernando Pezão; do ministro da Saúde, Alexandre Padilha; do secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes; e do secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann.

Serão 111 novos leitos de UTI distribuídos em unidades próprias da SES - Hospital Estadual Albert Schweitzer (Realengo), Hospital Estadual Carlos Chagas (Marechal Hermes), Hospital Estadual Getúlio Vargas (Penha) e Hospital Estadual Anchieta (Caju) – e no Hospital São Francisco de Assis (Tijuca). Além disso, o Governo do Estado vai contratar 25 novos leitos de UTI em hospitais da Zona Oeste.

Na ocasião, foi assinado Termo de Cooperação com o Ministério da Saúde para ampliação do número de leitos nos hospitais federais do Andaraí, Cardoso Fontes, Ipanema, Bonsucesso, Hospital da Lagoa, Into e Hospital dos Servidores do Estado, totalizando 69 leitos, todos regulados pela Secretaria Estadual de Saúde.

Governador Sérgio Cabral destacou a importância dos anúncios

- Para o paciente não importa se está entrando em um hospital federal, estadual ou municipal. Quando ele precisa e procura uma unidade de saúde, está entrando na rede SUS (Sistema Único de Saúde) e quer ter seu problema resolvido. Por isso essa parceria com o Ministério da Saúde é tão importante. É recurso do SUS, dinheiro do povo sendo empregado na saúde pública. Hoje temos uma outra realidade na saúde do Rio de Janeiro. Claro que temos um caminho longo pela frente, mas saber que 500 pessoas em media por mês passarão a ser atendidas em UTI é muito bom. Vidas estão sendo salvas - reforçou Cabral.

- Com o advento das UPAs e melhor atendimento nas emergências, estamos tendo mais condições de salvar vidas. Cada leito que a gente abre é em parceria com o Ministério da Saúde. O que estamos anunciando hoje são leitos que estavam fechados em hospitais federais ou novos leitos construídos em nossos hospitais e em unidades municipais. Esses leitos vão resolver mais de 50% da demanda de UTI no estado. É um grande avanço, mas vamos fazer sempre mais - destacou o secretário Sérgio Côrtes.

Retaguarda para desafogar hospitais de urgência e emergência - A partir de 2013, serão 388 novos leitos de enfermaria nos hospitais estaduais Adão Pereira Nunes (Caxias), Alberto Torres (São Gonçalo), Azevedo Lima (Niterói), João Batista Cáffaro (Itaboraí) e no Instituo Estdual de Cardiologia Aluísio de Castro (Humaitá); além de leitos no Hospital São Francisco de Assis (Tijuca) e outros que serão contratados na Zona Oeste, a partir de chamamento público.

Compromisso de sempre ampliar leitos - Em 2006, havia na rede estadual de saúde 269 leitos de UTI. Até 2012, a oferta mais que triplicou, passando para 897 leitos de UTI adulto, pediátrico e neonatal. Com os anúncios desta terça-feira (11), a população passa a contar com 1.102 leitos de Terapia Intensiva na Central Estadual de Regulação.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário