quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Prefeitura do Rio participa de acordo para mudança no sistema de marcação de consultas no Into

A Prefeitura do Rio apoia as mudanças anunciadas nesta quinta-feira (06) pelo Ministério da Saúde para a marcação de consultas no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into). Dentro do acordo firmado, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil irá oferecer sua estrutura e experiência no agendamento informatizado dos procedimentos, por meio do Sistema de Regulação (Sisreg).

A marcação online que será adotada para o Into já é amplamente usada no município do Rio, nas Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde, beneficiando cerca de 2,4 milhões de usuários do Programa de Saúde da Família na cidade. Nos últimos quatro anos, o número de consultas agendadas pelo Sisreg passou de 3 mil por mês para mais de 108 mil consultas mensais, um aumento de 36 vezes, graças ao investimento em renovação tecnológica nas unidades de saúde e expansão da rede, feitos durante a atual gestão.

“Esse esforço dos três governos em acabar com as filas, oferecendo mais dignidade à população, fortalece a atenção primária como porta de entrada e eixo coordenador do sistema, respeitando a complexidade da demanda de cada paciente. Este é o primeiro passo para a necessária integração entre todos os hospitais, sejam eles municipais, estaduais ou federais”, afirma o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann.
  
As unidades de atenção primária da Prefeitura do Rio estarão aptas a marcar as consultas e procedimentos tão logo sejam disponibilizadas as vagas pelas unidades federais. Com as novas medidas, o município do Rio passa a coordenar, de fato, o Sistema Único de Saúde na cidade, e caminha para a gestão plena do sistema. Da mesma forma, sai fortalecida a gestão plena dos demais municípios. As ações também evidenciam que o gerenciamento de demanda extrapola a esfera do Into e é necessário para o bom funcionamento de um sistema de saúde em rede, envolvendo todas as esferas de governo.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário