quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Hospital São Francisco começa a realizar cirurgias cardíacas

O Hospital São Francisco de Assis (HSFA), na Tijuca, começou a realizar este mês cirurgias cardíacas. A unidade – que já vem colhendo bons resultados com o Centro de Trauma do Idoso (CETI) – passa a realizar todos os tipos de cirurgia do coração, exceto a pediátrica.

A dona de casa Vânia Aurora Gonzales Pereira, de 56 anos, foi a primeira paciente a experimentar o novo serviço. Ela foi submetida ao procedimento de revascularização do miocárdio, popularmente conhecido como pontes de safena.

No dia 17 de novembro, Vânia acordou passando mal, sentindo fortes dores no peito. Mesmo não se sentindo bem, a dona de casa se sentou à máquina de costura para finalizar um trabalho. Foi o marido quem percebeu que havia algo errado e a levou à UPA de Campo Grande, próximo à casa do casal. Detectado o infarto, Vânia recebeu o primeiro atendimento sendo, em seguida, transferida para o Hospital São Francisco.  

- Moramos 12 anos nos EUA e o atendimento prestado a ela não deixou a dever em nada desde o início – lembra Francisco Rodeghiero Pereira, marido de Vânia.

Equipe – A equipe de cirurgia cardíaca do Hospital São Francisco possui 12 médicos e a meta é realizar dois procedimentos por dia. Por enquanto já foram realizadas três cirurgias, todas de revascularização do miocárdio.

Desde o dia 22 de outubro, o Hospital São Francisco já vinha realizando procedimentos de hemodinâmica, como cateterismo e angioplastia. Por dia, podem ser feitos até 10 cateterismos  e até cinco angioplastias.

- Estamos muito otimistas com a chegada desse serviço. O centro cirúrgico e o pós-operatório do hospital estão muito bem montados. Em breve queremos realizar duas cirurgias cardíacas por dia – afirma o cardiologista Hélio Paiva.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário