quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Câncer de pele: HC chama população para a prevenção

O câncer de pele é o mais frequente dentre todos os tumores no Brasil. Dentro do esforço para diminuir esta incidência, o Ambulatório de Dermatologia do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp pede a adesão da população de Campinas e região à Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele, neste sábado, 24 de novembro. No período das 9 às 15 horas, docentes, médicos assistentes, residentes e alunos da graduação e enfermagem estarão oferecendo o exame completo para quem suspeita de alguma lesão de pele, gratuitamente. Também vão prestar orientações sobre prevenção e detecção precoce da doença. Pessoas de qualquer sexo, cor ou idade podem comparecer ao Ambulatório de Dermatologia, que fica no 3º andar do HC.

“Todos deveriam fazer uma avaliação anual da pele para detecção precoce do câncer, como já se tornou habitual para mama, colo do útero e próstata”, aconselha a médica Renata Ferreira Magalhães, coordenadora da campanha na Unicamp. “Programamos a mesma rotina dos últimos anos, com distribuição de folders, aula expositiva e exame dermatológico para verificar se há lesões de risco. Em caso de lesão suspeita, a pessoa vai passar por uma dermatoscopia (através de um aparelho com lente) e, se necessário,  agendaremos uma biópsia. Na confirmação de um câncer, encaminhamos o paciente para tratamento no HC ou através de convênios.”

Renata Magalhães informa que na campanha do ano passado, dentro de um universo de 250 pessoas, foram detectados perto de 30 tumores (índice de 12%), a maioria da família do carcinoma basocelular, mais frequente e menos preocupante. “Toda lesão precisa ser avaliada, pois pode ser tanto uma pinta comum, que chamamos de nevo, ou o começo de um tumor, inclusive do melanoma, que representa apenas 5% dos casos mas é muito maligno, trazendo risco de metástase e mesmo de óbito – e o melhor tratamento é a detecção e retirada precoce.”

Segundo a coordenadora da campanha, os tumores mais comuns são os carcinomas basocelular e espinocelular. “Geralmente, eles ocorrem em pessoas de mais idade, que já tomaram muito sol da vida, e aparecem no rosto e em outras áreas expostas do corpo. Merecem atenção as pintas pretas de nascimento ou surgidas mais tarde que mudaram de comportamento, crescendo rapidamente, ganhando duas ou três cores, apresentando contornos diferentes e que coçam e sangram; da mesma forma, feridas que não secam ou lesões secas e ásperas. As pessoas de pele clara são mais suscetíveis, mas os tumores ocorrem também nas morenas e até em negras, como o melanoma acral, que por vezes aparece na planta do pé, onde nem se toma sol.”

FONTE: UNICAMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário