quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Campanha Carioca da Prevenção termina neste sábado, 1 de dezembro

No primeiro sábado da iniciativa, no dia 10 de novembro, foram realizados
mais de 21 mil testes de HIV e sífilis em 190 unidades de saúde

Termina neste sábado, dia 1 de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, a Segunda Campanha Carioca da Prevenção, realizada em 190 postos de saúde e clínicas da família em toda a cidade. Em parceria com a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) promove a iniciativa, que oferece testes para detecção de HIV e sífilis e faz parte da campanha "Fique Sabendo".

A campanha começou no dia 10 de novembro e, apenas nesse dia, foram realizados 21.600 testes. Neste último dia, as unidades funcionarão em horário estendido, das 8h às 17h, e qualquer pessoa poderá se submeter aos exames, recebendo aconselhamento antes e depois da testagem. A medida garante que o tratamento ocorra com mais rapidez, diminuindo as chances de transmissão por desconhecimento da aids e da sífilis.

Os resultados estarão disponíveis para os pacientes em aproximadamente oito dias, na unidade onde a coleta foi feita. Em sua segunda edição, a iniciativa possibilita o monitoramento de novos casos das duas doenças e o início do tratamento para os que tiverem exame com resultado positivo. No ano passado, em um dia, foram realizados 17.500 testes. Os casos positivos receberão aconselhamento de profissionais e serão encaminhados para tratamento e acompanhamento ambulatorial em uma unidade de saúde da rede.

Quem procurar as unidades de saúde também poderá se vacinar contra a hepatite B, e as mulheres poderão realizar o exame preventivo do câncer de colo de útero. Haverá também aferição da pressão arterial, distribuição de material educativo e de preservativos e atividades de promoção da saúde. Para obter mais informações sobre os locais de realização do teste, a população pode ligar para a central de atendimento da Prefeitura, no telefone 1746.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário