sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Prefeitura Implode Terminal da Pavuna

No próximo domingo, dia 05, às 8h, a Prefeitura do Rio realizará a implosão do terminal da Pavuna. Vistorias técnicas identificaram que as construções possuem risco iminente de desabamento. A ação contará com participação da GeoRio, Defesa Civil e Cet-Rio, além do apoio da prefeitura de São João de Meriti. A detonação será acionada pelo prefeito Eduardo Paes de um viaduto na Avenida Sargento de Milícias.

Serão implodidos o terminal rodoviário da Pavuna, um centro comercial e um edifício garagem, correspondentes à área total de oito mil metros quadrados. A ação contará com 250 quilos de explosivos. Por questões de segurança, a área já se encontra isolada por 600 metros de tapume. Além disto, as edificações já foram perfuradas para receber os explosivos e envolvidas por uma tela que visa evitar o lançamento de materiais por conta da detonação.

As ruas do entorno serão fechadas ao tráfego das 7h30 ao meio-dia de domingo. Quatro vias públicas serão interditadas. As avenidas Sargento de Milícias e Professor Lindolfo Gomes serão reabertas às 10h. A Rua Cícero será reaberta ao meio-dia. A Rua Doutor Bernardo Pinto Monteiro receberá toda carga de escombros e não tem previsão de reabertura.

A Defesa Civil emitirá três alarmes sonoros avisando à população sobre a detonação iminente. A previsão é que o último destes sinais seja soado por volta das 7h55, para que, às 8h, aconteça a implosão. Para executar a implosão do terminal, serão evacuados 900 imóveis: 100 na cidade do Rio de Janeiro e 800 em São João de Meriti. Cerca de 2.400 pessoas deverão deixar suas casas durante a demolição.

As estações Pavuna e Engenheiro Rubens Paiva da Linha 2 do Metrô vão operar com alteração mínima nos intervalos entre 07h50 e 08h10.  A concessionária destaca que não haverá necessidade de fechar as estações. Nenhuma outra estação será afetada. O MetrôRio terá uma equipe técnica de prontidão para acompanhar o procedimento e garantir que, no exato momento da implosão, não haja trens na plataforma de Pavuna e nem a caminho da estação, que também será monitorada para a possibilidade de poeira no local. As equipes nas estações e os condutores dos trens avisarão aos clientes sobre o momento em que o procedimento for executado.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário