sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Mais de 107 Mil Pessoas Participaram da 9ª Caminhada de Mobilização Contra a Dengue Pela Cidade

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) realizou na manhã desta sexta-feira, dia 3, a 9ª Mobilização contra a Dengue pela Cidade do Rio. O evento reuniu 107.150 pessoas em toda a cidade, entre profissionais de saúde e voluntários. Durante a caminhada, além das atividades educativas para a população, foram eliminados 4.734 focos do mosquito Aedes aegypti e identificados 4.996 possíveis criadouros.

Os participantes partiram de 204 unidades de saúde e percorreram trajetos em toda a cidade. Os agentes de vigilância em saúde orientaram as pessoas sobre a identificação dos focos e destruição (eliminação) dos locais que possam servir de criadouros do mosquito transmissor da doença.

“A mobilização é importante para alertar a população e mantê-la mais atenta aos possíveis focos e criadouros do mosquito Estamos fazendo a nossa parte, mas precisamos da ajuda de todos. A participação dos moradores do Rio de Janeiro é imprescindível em nossa luta contra a proliferação do mosquito”, afirmou o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, que participou do evento caminhando pelas ruas do Catete.

Durante a mobilização, foram encontrados possíveis focos no Palácio do Catete. Uma ação foi realizada em parceria com a administração local. Sete agentes de Vigilância em Saúde vistoriaram a área externa do Palácio. Foram inspecionados 80 depósitos e 12 deles foram tratados com diflubenzuron (larvicida de uso focal).  Das três amostras coletadas (a primeira em um chafariz em manutenção, outra em um ralo e a terceira em um lago também em manutenção), apenas uma foi positiva para Aedes aegypti – a do chafariz.

Nas nove caminhadas realizadas desde abril de 2011, mais de 420 mil pessoas participaram dos eventos. Desde abril de 2011, foram eliminados mais de 30 mil focos do mosquito e identificados aproximadamente 46 mil possíveis criadouros. A mobilização acontece sempre na primeira sexta-feira de cada mês.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário