quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Secretaria de Saúde faz balanço da atual gestão

Entre os avanços estão a regularização do fornecimento dos medicamentos da Farmácia Básica e a ampliação da prestação de serviços de saúde nos hospitais

Teresópolis, 11 de janeiro de 2012  Regularização do fornecimento dos medicamentos da Farmácia Básica, distribuídos gratuitamente para os pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), em 98% e renovação do Plano Operativo Anual com os hospitais para atendimentos aos usuários da rede pública, com ampliação do número de consultas, exames e cirurgias, e inclusão de novos procedimentos. Esses são dois dos avanços conquistados na gestão do Prefeito Arlei, através da Secretaria de Saúde, no período de agosto a dezembro de 2011.

“O nosso compromisso é com a melhoria dos serviços de saúde prestados à população no município. Conquistamos avanços importantes no atendimento aos pacientes, mas ainda temos muito trabalho pela frente e estamos fazendo o planejamento necessário para conseguirmos cumprir esse objetivo”, afirmou o Prefeito Arlei.

De acordo com o Secretário de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna, a atual administração encontrou uma situação complicada ao assumir a pasta. “Quando iniciamos a gestão, em agosto de 2011, a Secretaria não tinha projetos em andamento, havia falta de continuidade do trabalho devido às trocas de titulares. Conseguimos resolver diversas questões, entre elas, o fornecimento dos remédios da Farmácia Básica e a renovação dos contratos de prestação de serviços com os hospitais”, ressaltou.

O Secretário também elencou outros progressos, como o mutirão de cirurgias eletivas realizado em parceria com o Hospital São José, que zerou a fila de espera por este tipo de procedimento, com 301 cirurgias em diversas especialidades. “A partir deste mês de janeiro, os pacientes terão suas cirurgias marcadas sem ter que aguardar até oito meses, em média, como acontecia anteriormente”, pontuou Carlos Otávio, lembrando que a demora na marcação de exames também é mais uma questão solucionada.

Além disso, o restabelecimento do relacionamento da Secretaria com o Conselho Municipal de Saúde deve ser lembrado, pois o colegiado é um importante instrumento de auxílio e controle das atividades. Assim como a aprovação pelo Conselho da Justificativa dos Recursos do Bloco de Vigilância em Saúde para possibilitar o desbloqueio de verbas para o setor, ocasionado na administração anterior. 

A Secretaria realizou ainda diversas ações através do setor de Divisão de Programas, como seminários temáticos e estudo de casos sobre diabetes; e dos PSF’s, como os eventos voltados para a Saúde do Homem, com cerca de 300 atendimentos. Foram promovidos também cursos de capacitação sobre bolsas de colostomia, vacinação e funcionamento do Sistema de Alerta e Alarme da Defesa Civil, este último para os agentes comunitários de Saúde. 

A Unidade Móvel de Odontologia, que leva tratamento dentário gratuito às comunidades, nas áreas urbana e rural, prestou atendimento a 960 pacientes, com a realização de 1.530 procedimentos, nos últimos cinco meses de 2011. O Governo Municipal oferece ainda tratamento dentário nos centros odontológicos Mário Strucchi, no Cemusa, em São Pedro, e Djalma Monteiro, na Várzea. Os Postos de Saúde da Família (PSF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) disponibilizam dentistas para atenção básica. Nos casos emergenciais, os pacientes podem se dirigir à UPA, na Rua Tenente Luiz Meirelles, no Bom Retiro, durante 24 horas por dia. O funcionamento do Centro de Lactação de Teresópolis e do Posto de Coleta de Leite Humano também constituiu uma importante conquista para o município.

Ações para 2012

De acordo com o Secretário Carlos Otávio Sant’Anna entre os projetos e ações a serem implantados em 2012 estão a vinda do Tomógrafo Móvel para o município, que iniciou o atendimento nesta terça-feira, 10; reabertura da Farmácia Popular, que tem curso de capacitação da Fiocruz agendado para o final de janeiro e posterior reinauguração; retorno da prestação do serviço de hemodiálise no HCT; e reconstrução e recuperação das unidades de saúde atingidas pelo temporal de janeiro de 2011; assim como a reforma de todos os PSF’s (Posto de Saúde da Família).

“A vinda do Tomógrafo Móvel é uma das ações que serão promovidas neste mês de janeiro. Também está prevista para o início deste ano a reabertura da Farmácia Popular, o retorno do atendimento de hemodiálise no município e a inauguração do Posto de Saúde de Vieira, destruído pela chuva de janeiro de 2011. Além disso, um dos nossos principais focos para 2012 será a recuperação das outras unidades atingidas pelo temporal e a reforma de todos os PSF’s”, frisou o Secretário Carlos Otávio Sant’Anna. 

A finalização da reforma do Cemusa, em São Pedro, a implantação do SAMU Regional, que ficará baseada em Teresópolis, e a aquisição de medicamentos para cumprimento de ordens judiciais são importantes projetos também incluídos no planejamento deste ano.  

Além disso, estão no cronograma a implantação do Centro de Atendimento de Feridos e Cuidados do pé diabético, incluindo a capacitação dos profissionais de saúde para esse trabalho; e a criação das Salas de Apoio à Amamentação em locais públicos e informatização da Central Municipal de Regulação.


Atendimento do PSF Barra no Espanhol

Prefeito Arlei participa da Conferência Municipal de Saúde

Renovação dos contratos com os hospitais, com ampliação dos serviços prestados

 A atual gestão regularizou em 98% o fornecimento de medicamentos à população

O Posto de Coleta de Leite Materno é mais uma conquista para o município

 Ações de Saúde do Homem promovidas pelos PSF’s realizaram cerca de 300 atendimentos

A Unidade Móvel de Odontologia levou tratamento dentário gratuito às comunidades

Construção do Posto de Saúde de Vieira está na fase final

FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário