quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Prefeitura Inaugura Primeira Clínica da Família em Jacarepaguá

Unidade contará com Academia Carioca e Centro de Convivência do Idoso.

 A Prefeitura do Rio inaugurou hoje, dia 11, às 10h, a Clínica da Família Pe. José de Azevedo Tiúba, na Gardênia Azul, Jacarepaguá. A nova clínica irá beneficiar 17.500 pessoas com cinco equipes de saúde da família e duas de saúde bucal. A unidade conta ainda com uma Academia Carioca e um Centro de Convivência do Idoso.

 “A inauguração dessa nova unidade reforça nosso compromisso de extensão do Programa de Saúde da Família na cidade. O objetivo é chegar a 35% de cobertura até o final deste ano, dando, assim, mais uma passo importante nesse sentido. Além disso, ampliamos a assistência na região de Jacarepaguá, que ainda não dispunha desse modelo inovador de cuidado, no qual cada paciente é atendido pelo mesmo médico, criando vínculo com as equipes”, afirma o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann.

A clínica realizará cerca de 2.400 consultas médicas mensais, além de procedimentos ambulatoriais, exames e consultas de enfermagem, entre outros. No local, será possível realizar exames laboratoriais, ultrassonografia, raios-x, eletrocardiograma, curativos, vacinação, planejamento familiar, teste do pezinho, acompanhamento de pré-natal, além de distribuição de medicamentos.

A unidade fica na Praça Ludovia s/nº, e seu horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h. O investimento é de R$ 3 milhões, e as obras foram realizadas pela Riourbe, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Obras.

Com a inauguração, a Área de Planejamento 4.0, que compreende os bairros da Barra da Tijuca, Vargem Grande, Jacarepaguá, Cidade de Deus, Joá, Itanhangá, Camorim, Vargem Pequena, Recreio dos Bandeirantes e Grumari, passa a ter 12% de cobertura e 30 equipes de Estratégia de Saúde da Família à disposição dos moradores.  

Sobre Pe. José de Azevedo Tiúba: Nasceu no Pará em 30/09/1925 e foi ordenado em 1956. Padre Tiúba, como era conhecido, era da congregação dos barnabitas, celebrava as missas na Paróquia da Gardênia Azul e atuava junto à comunidade católica do bairro. Faleceu em 20/07/2006.






FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário