quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Saúde envia ajuda emergencial ao Rio de Janeiro

Ministério envia quatro toneladas de medicamentos para atendimento aos municípios atingidos pelas chuvas, podendo beneficiar 30 mil pessoas durante um mês

Os municípios mais afetados pelas enchentes na região serrana e no noroeste do estado do Rio de Janeiro recebem do Ministério da Saúde 20 conjuntos de medicamentos e insumos estratégicos usados em caso de desastres. Ao todo são 4 toneladas de produtos. O envio ocorrerá nesta quinta-feira (5) compreende antibióticos, antiinflamatórios, antiparasitários, analgésicos, antitérmicos, anti-hipertensivos, ataduras, esparadrapos, luvas, máscaras, cateteres e seringas, entre outros materiais. O material pode atender 30 mil pessoas durante um mês. A medida faz parte das ações da Força Nacional do SUS.

(O Ministério da Saúde informará o horário do embarque dos produtos, em Brasília-DF, para a produção de imagens)

“O Ministério da Saúde se preparou para oferecer todo o apoio para os estados e gestores municipais em regiões afetadas pelas por situações de desastres”, ressalta Adriano Massuda, secretário Executivo Adjunto do Ministério da Saúde. “Além disso, estamos prontos para oferecer o que for necessário para que a população do Rio de Janeiro e outros estados continuem contando com os todos os serviços do Sistema Único de Saúde em seus municípios”, afirma. O ministério está também em contato permanente com os estados de Minas Gerais e Espírito Santo para que as necessidades identificadas pelos gestores locais do Sistema Único de Saúde sejam prontamente atendidas.

A pasta disponibilizou equipes da Força Nacional do SUS, composta por profissionais de vigilância e atenção à saúde, aos três estados. Estas equipes integram o Gabinete de Monitoramento e Operações do Governo Federal, coordenado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.

Os medicamentos e insumos são disponibilizados pelo Ministério conforme os critérios da Portaria GM nº. 74, de 20 de janeiro de 2009, para atendimento aos municípios atingidos por desastres de origem natural, associados às chuvas, ventos e granizo. Cada pacote é composto por 30 tipos de medicamentos e 18 tipos de insumos estratégicos com capacidade para atender até 500 pessoas desabrigadas e desalojadas por três meses.

LEIA MAIS
Força Nacional do SUS abre cadastro para voluntários
Força Nacional atenderá vítimas de desastres
 
FONTE: Ministério da Saúde
http://www.saude.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário