sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Prefeitura Inaugura 54ª Clínica da Família da Cidade

Com a unidade, a região da AP 5.1 passa a ter 53,8% de cobertura da Estratégia de Saúde da Família

A Prefeitura do Rio inaugurou na manhã desta sexta-feira, dia 13 de janeiro, a Clínica da Família Mário Dias de Alencar, em Senador Camará. A unidade, a 54ª da cidade e a segunda do bairro, conta com cinco equipes de saúde da família e duas de saúde bucal, além de uma Academia Carioca e um Centro de Convivência do Idoso. Com a nova clínica, 17.500 pessoas serão beneficiadas e a região terá 53,8% de Cobertura de Saúde da Família.

A unidade conta também com uma sala de eletrocardiografia, possibilitando a realização de eletrocardiogramas no próprio local. Além disso, ultrassonografias, raios X, exames laboratoriais, curativos, vacinação e o teste do pezinho, entre outros, estarão à disposição da população. Em média, duas mil consultas médicas mensais poderão ser feitas na clínica.

“Até o fim do ano de 2012, com inaugurações de novas unidades e a ampliação da estratégia de saúde da família, a meta da SMSDC é beneficiar 88% da população dos bairros de Realengo, Padre Miguel, Bangu e Senador Camará. Aqui, as pessoas têm atendimento personalizado, podem se tratar desde o pré-natal e têm uma equipe de profissionais sempre a postos para atendê-las com a qualidade, a atenção e o respeito que merecem”, afirma o subsecretário municipal de Saúde, Hans Dohmann.

No Centro de Convivência do Idoso, os pacientes da terceira idade serão atendidos por um clínico e participarão deatividades multidisciplinares, como círculos de leitura, aulas de dança, programação cultural, aulas de informática e fisioterapia. Já na 39ª Academia Carioca da Saúde, os usuários poderão fazer atividades nos dez equipamentos quevisam à melhoria de sua capacidade muscular e aeróbia.

A nova Clínica da Família fica na Rua do Encanamento, s/nº, Senador Camará, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h; e aos sábados, das 8h às 12h. O investimento é de R$ 3 milhões, e as obras foram realizadas pela Riourbe, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Obras.

Sobre Mário Dias de Alencar: Em 1958 foi aprovado no vestibular para a Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, e atuou politicamente durante os seis anos do curso médico. Perseguido pela Ditadura Militar, procurou abrigo na Zona Oeste, onde depois de algum tempo, passou a exercer a sua profissão de médico pediatra. Trabalhou durante 44 anos em Bangu, Padre Miguel e Campo Grande.





FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário