sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Prefeitura do Rio Inaugura a 12ª UPA 24 Horas da Cidade, na Zona Oeste

Unidade de Pronto Atendimento, em Paciência, é a quinta administrada pela SMSDC na região

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) inaugurou sua 12ª Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Instalada em Paciência, na Zona Oeste, a unidade vai beneficiar mais de 90 mil moradores da região. A UPA recebeu investimento de cerca de R$ 3 milhões – entre obras estruturais e de urbanização no entorno – e deve realizar até nove mil atendimentos de urgência e emergência por mês.

A unidade de Paciência, a quinta administrada pela prefeitura na Zona Oeste (as outras ficam em Vila Kennedy, Sepetiba, Santa Cruz e Senador Camará), tem em sua estrutura quatro consultórios médicos, um de classificação de risco e um de atendimento social. A UPA conta ainda com uma sala de reanimação e emergência, salas de observação, laboratório de análises clínicas, salas de procedimentos e de higienização, farmácia, central de esterilização, almoxarifado e coleta de sangue.

“Esta é a 28ª unidade de saúde que a população da Zona Oeste recebe nesta gestão. A abertura da UPA de Paciência mostra mais uma vez a preocupação que temos com o morador dessa região, que sempre esteve à margem dos serviços públicos, especialmente de saúde. Assumimos um compromisso e estamos atingindo o nosso objetivo”, afirma o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann.

Com aproximadamente mil metros quadrados, a unidade está equipada para oferecer serviços como acolhimento; atendimento médico clínico e pediátrico; nebulizações; suturas; curativos; exames de raios-x; eletrocardiogramas; exames laboratoriais: sangue; urina e fezes. Serão 26 profissionais de plantão, sendo quatro médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêutico.

Construída na Rua Estrada Santa Eugênia, s/nº, na Praça Jardim Sete de Abril, a unidade funcionará 24 horas e será referência para atendimento de urgência e emergência para crianças e adultos. A instalação da unidade evita que a população local precise se deslocar para emergências hospitalares, que existem para tratar os casos mais complexos. Com alto grau de resolutividade, menos de 0,5% dos pacientes que procuram as UPAs são transferidos para hospitais.

Com a abertura da nova unidade, mais de 1,6 milhão de pessoas em toda a cidade serão atendidas pelas UPAs municipais. As demais ficam em Vila Kennedy, Rocinha, Manguinhos, Alemão, Cidade de Deus, Santa Cruz, Engenho de Dentro, Costa Barros, Senador Camará, Sepetiba e Madureira. Até o fim de 2012, outras oito devem ser inauguradas pela Prefeitura. Juntas, as UPAs municipais realizaram em 2011 mais de 1 milhão de atendimentos.




FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário