sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Prefeito Arlei recebe membros do Nudec Rosário e da Care Brasil

Encontro teve como objetivo propor a adesão do município à campanha mundial 
Construindo Cidades Resilientes 

Teresópolis, 13 de janeiro de 2012 – O Prefeito Arlei recebeu nesta quinta-feira, 12, integrantes do Nudec (Núcleo Comunitário de Defesa Civil) do Rosário e representantes da Care Brasil, ONG de ajuda humanitária, para conversar sobre a possibilidade de Teresópolis aderir à campanha mundial Construindo Cidades Resilientes: Minha Cidade está se Preparando. O projeto da ONU (Organização das Nações Unidas) busca engajar líderes e influenciar gestores públicos locais para que implementem os 10 passos essenciais para que o município se torne resiliente.

“Uma cidade resiliente é aquela que tem a capacidade de lidar com as ameaças, minimizar seus efeitos e recuperar-se rapidamente de qualquer impacto negativo. Por isso, estamos aqui para propor ao Prefeito Arlei que Teresópolis participe desta campanha, pois estamos na cidade desde a catástrofe do ano passado ajudando as vítimas, e percebemos o quanto é importante que o município esteja preparado para enfrentar situações de desastres”, pontuou Ana Paula de Sá Campello, representando a Ajuda Humanitária da Care Brasil na Região Serrana. A organização também auxiliou na implantação dos Nudec’s nas comunidades do Rosário e do Perpétuo e se disponibilizou a promover um curso de capacitação para os funcionários públicos sobre os riscos de desastres.

Na reunião, Luiz Carlos Aragão, membro do Nudec Rosário, enumerou os 10 passos essenciais do projeto. Entre as ações estão: estabelecer e coordenar ações que incentivem o cidadão sobre o seu papel na construção de cidades mais seguras, objetivando a redução de riscos e preparação para situações de desastres; manter informações sobre as ameaças e vulnerabilidades de seu município atualizadas; investir e manter uma infraestrutura para redução de risco, como obras de drenagem, por exemplo; e criar programas educativos e de capacitação sobre a redução de risco de desastres.

O Prefeito Arlei confirmou a intenção de o município aderir à campanha e agendou nova reunião do grupo com a Prefeitura para o próximo dia 16. “Na segunda-feira, a partir das 19h, teremos uma reunião com o INEA sobre desapropriações em áreas de risco, aqui no Teatro Municipal, e convidei o grupo para participar do encontro e debateremos com o Cel. Roberto Silva, Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil sobre a participação da Prefeitura nesta campanha.

Os membros do Nudec aproveitaram a ocasião para transmitir ao Prefeito outras demandas dos moradores, como a limpeza de servidões. Arlei se comprometeu a ajudar a comunidade e informou que a Prefeitura, juntamente com o Governo Estadual, trabalha para recuperar uma verba no valor de R$ 22 milhões a ser investida na reurbanização do bairro São Pedro, incluindo as comunidades no entorno.

“Está agendado para este sábado um sobrevoo da equipe do Governo Estadual pelo bairro para fotografar toda a área para embasar o projeto que será enviado à Caixa Econômica para análise e aprovação”, explicou o Prefeito.

Moradores do Caleme e do Cruzeiro também participaram da reunião e passaram suas reivindicações para Arlei, que vai estudar a viabilidade dos pedidos feitos. Os Vereadores Major Anderson e Cleyton Valentim estiveram presentes ao encontro.


Cidades Resilientes

O lançamento no Brasil da campanha Construindo Cidades Resilientes: Minha Cidade está se Preparando, da Estratégia Internacional para a Redução de Desastres (EIRD), da Organização das Nações Unidas (ONU), é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, e pretende sensibilizar governos e cidadãos para os benefícios de se reduzir os riscos por meio da implementação de 10 passos para construir cidades resilientes. 

O objetivo é aumentar o grau de consciência e compromisso em torno das práticas de desenvolvimento sustentável, como forma de diminuir as vulnerabilidades e propiciar o bem estar e segurança dos cidadãos. Além do setor público, visa incentivar associações comunitárias, empresas e comércios locais a aderirem ao projeto.

A iniciativa propõe uma lista de passos essenciais que podem ser implantados por prefeitos e gestores públicos locais, como realizar uma avaliação da segurança de todas as escolas e postos de saúde; aplicar e fazer cumprir regulamentos sobre construção e princípios para planejamento do uso e ocupação do solo; instalar sistema de alerta; e, se ocorrer o desastre, garantir que as necessidades dos sobreviventes sejam atendidas, além de se concentrar na reconstrução das áreas atingidas.


Prefeito Arlei recebe membros do Nudec Rosário e da ONG Care Brasil

Prefeito Arlei recebe membros do Nudec Rosário e da ONG Care Brasil

FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário