quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Poeira proveniente de desabamento deve ser evitada

É o que recomenda médico da Coordenação de Vigilância Epidemiológica e Saúde do Trabalho da Secretaria de Estado de Saúde

A poeira que está em suspensão nas imediações da Avenida 13 de Maio, no Centro do Rio de Janeiro, após o desabamento de três edifícios na noite de quarta-feira (25) pode causar danos à saúde. A orientação de especialistas é evitar contato com este tipo de substância.

De acordo com o médico Pedro Guimarães Coscarelli, da Coordenação de Vigilância Epidemiológica e Saúde do Trabalho da Secretaria de Estado de Saúde, o contato com essa poeira traz riscos de alergias e também pode causar danos aos olhos, às mucosas em geral e problemas respiratórios, tais como sinusites, bronquites e crises de asma.

Os riscos podem ser agravados caso determinados produtos químicos tenham sido usados na construção dos prédios que desabaram, como o amianto, por exemplo. "Nós recomendamos que as pessoas que não precisam estar nas proximidades dessa área evitem o local, para não terem contato com esse material", explicou Coscarelli.

O médico acrescenta que os trabalhadores que precisam atuar na área devem usar máscaras com filtros para pós e produtos químicos. Na avaliação de Coscarelli, pessoas que apenas transitaram pelo local e tiveram contato breve com a poeira não devem ter nenhum tipo de reação. Mas alertou que indivíduos mais suscetíveis podem ter algum problema de saúde. Neste caso, elas devem procurar atendimento médico.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário