quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Defesa Civil Realiza Exercícios Simulados com Adolescentes para Chuvas Fortes no Complexo do Alemão


Evento é uma parceria com o Corpo de Bombeiros

A Defesa Civil do município do Rio de Janeiro realiza nesta, quinta-feira, 26, no Complexo do Alemão, exercício simulado de desocupação de área de risco com crianças e adolescentes de até 14 anos. A comunidade já conta com o sistema de alerta e alarme para chuvas fortes e passou por treinamento no segundo semestre de 2011. O evento é uma parceria com o projeto Bombeiro Mirim do Corpo de Bombeiros do Estado.

O projeto teve início no dia 17 de janeiro e acontece até 8 de fevereiro, nos períodos da manhã e da tarde, durante as férias escolares. Na ação, que contempla outras 13 comunidades além do Complexo do Alemão, a Defesa Civil ministra aulas sobre Noções de Proteção Comunitária e, em seguida, promove o Exercício Simulado de Desocupação da População das Áreas de Risco. 

As crianças e adolescentes farão os papéis das famílias que devem sair de suas residências e também dos agentes da Defesa Civil e da Assistência Social, que vão orientar as crianças. No exercício, elas deverão pegar seus kits (com remédios e documentos) e se dirigir aos pontos de apoio, devidamente sinalizados.

O Projeto Bombeiro Mirim tem como objetivo desenvolver e ampliar a percepção de riscos para evitar acidentes, buscando agregar valores de cidadania e de cultura preventiva para redução de desastres, por intermédio de mudanças comportamentais que beneficiem a família e a sociedade.

No segundo semestre de 2011, a Defesa Civil realizou exercício semelhante em 26 escolas municipais e treinou aproximadamente 11 mil alunos.


FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário