terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Ferimentos nas enchentes podem causar tétano

Inundações ajudam a disseminar a bactéria causadora da doença que pode levar à morte, mas pode ser evitada por vacina

Neste período de enchentes algumas enfermidades se tornam mais frequentes, como é o caso do tétano acidental. As inundações ajudam a disseminar a bactéria Clostridium tetani causadora da doença. O tétano é grave e pode levar à morte. A contaminação é feita a partir de lesões na pele causadas por ferimentos (mesmo que pequenos) provocados por metais (enferrujados ou não), madeira, vidro ou outros objetos contaminados.

Os principais sintomas são inicialmente contrações musculares involuntárias na região do ferimento, seguido de contrações dos músculos da face (riso sardônico), do pescoço (rigidez de nuca), e progressivamente  atinge os músculos do abdômen (barriga dura). Em fase mais avançada pode ocorrer dificuldade de engolir, insuficiência respiratória, entre outros.

É preciso estar atento aos ferimentos decorrentes de materiais pontudos e cortantes em situações de enchentes. Em caso de lesão, o local deve ser higienizado, inicialmente com água e sabão e a pessoa deve procurar uma unidade ou equipe de saúde mais próxima. O médico deve ser informado de como ocorreu e o que causou o ferimento.

A vacina é a melhor forma de prevenção e é disponibilizada gratuitamente por toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Não há contraindicação e deve ser reaplicada a cada dez anos ou a cada cinco anos, no caso das gestantes. A vacinação nas crianças deve ser consultada no Calendário Básico de Vacinação.

Prevenção - O Ministério da Saúde enviou 580 mil doses da vacina dupla bacteriana (contra difteria e tétano) para os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, afetados pelas chuvas.  Na segunda-feira (16) foram 400 mil doses para Minas Gerais e 30 mil doses para o Espírito Santo. Na sexta-feira, Rio de Janeiro recebeu 150 mil doses.

Saiba mais sobre cuidados nas enchentes

FONTE: Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário