quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Equipes da Secretaria de Estado de Saúde visitam Noroeste Fluminense

Assim como estiveram nesta terça-feira em Nova Friburgo, as equipes de Vigilância e Atenção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) visitam nesta quarta-feira, 4 de janeiro, os municípios do Noroeste Fluminense atingidos por fortes chuvas desde o primeiro dia do ano. O secretário Sérgio Côrtes acompanhará a visita que tem o objetivo de avaliar as necessidades das Secretarias Municipais de Saúde de cada uma das cidades, verificar os planos de contingência para os casos de enchentes, os estoques de insumos e vacinas, a situação dos pronto-socorros e dos locais de abrigo e pontos de apoio para desalojados e desabrigados.

Laje do Muriaé, Italva, Santo Antônio de Pádua, Trajano de Moraes, Miguel Pereira e Cardoso Moreira são as cidades desta região que mais sofrem com as chuvas e o transbordamento dos rios Muriaé e Pomba, cujos leitos em Minas Gerais também sofreram forte impacto das preciptações de domingo para cá. A prefeitura de Laje já solicitou à Secretaria estadual de Saúde um kit calamidade, que contém medicamentos para a atenção básica, antibióticos, hipoclorito de sódio e álcool.

Em Italva e Santo Antônio de Pádua, duas unidades de saúde ficam muito próximas do leito do rio e sofrem com enchentes. Será avaliada pela equipe da SES-RJ a montagem de unidades de pronto atendimento em locais próximos.

Noroeste Fluminense – Os municípios da região são: Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá, Varre e Sai. De acordo com o balanço desta terça-feira da Secretaria de Estado de Defesa Civil, foram registrados 367 deslizamentos no estado; 41 inundações; 3 desabamentos; 21 enxurradas; 3.108 desalojados; 707 desabrigados; e 84 residências destruídas.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário