terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Chuvas: Secretaria de Estado de Saúde dá suporte ao trabalho de vigilância e atenção em saúde do município de Nova Friburgo

Foram doados 2 mil frascos de hipoclorito de sódio, entregue uma caminhonete 4 x 4 e iniciado treinamento para os profissionais de saúde locais sobre o correto emprego do Protocolo de Síndrome Febril Aguda

Representantes das equipes de Vigilância e Atenção a Saúde da Secretaria de Estado de Saúde estiveram nesta terça-feira, dia 3 de janeiro, em Nova Friburgo para avaliar a situação do município após as intensas chuvas que caem sobre a Região Serrana desde domingo, dia 1º. de janeiro. Foram verificados os planos de contingência para os casos de enchentes, os estoques de insumos e vacinas da Secretaria Municipal de Saúde, a situação dos pronto-socorros e dos locais de abrigo para desalojados e dos pontos de apoio estabelecidos pela Secretaria de Estado de Defesa Civil. De acordo com a subsecretária de Vigilância em Saúde, Hellen Miyamoto, os hospitais públicos e privados locais estão funcionando normalmente e as equipes de Nova Friburgo estão organizadas.

- Encontramos hoje uma situação bem diferente do que vimos em janeiro do ano passado. Em um ano, a equipe do município se organizou e preparou um mínimo de estrutura para enfrentar as chuvas deste verão. Avaliamos e o plano de contingência de todas as unidades de saúde e existe plano bem estruturado – revela a subsecretária.

Vacinas e medicamentos - De acordo com a equipe da SES-RJ, há estoques suficientes em Nova Friburgo para o caso de haver necessidade de iniciar nova vacinação, sobretudo contra tétano, doença mais comum após enchentes. Dentre os insumos necessários para as unidades de saúde locais, apenas o hipoclorito de sódio estava com baixo estoque e, por isso, a Secretaria de Estado de Saúde disponibilizou 2 mil frascos ao município. Solução de hipoclorito é usada para desinfecção de pacientes e água.

Locomoção das equipes locais - A SES-RJ também entregou à equipe de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Nova Friburgo uma caminhonete 4 x 4 para ajudar no trabalho do município.

Treinamento dos profissionais de saúde – A visita das equipes da Secretaria de Estado de Saúde também serviu para orientar a Secretaria municipal a preparar os médicos e enfermeiros para o correto emprego do Protocolo de Síndrome Febril Aguda, que é o estabelecido pelo Ministério da Saúde como conduta para o correto diagnóstico e tratamento de casos de leptospirose, comuns após enchentes. Leptospirose é uma infecção aguda, potencialmente grave, causada por uma bactéria do gênero Leptospira, que é transmitida por animais de diferentes espécies (roedores, suínos, caninos, bovinos) para os seres humanos. O contágio se dá pelo contato direto com a urina dos animais infectados ou pela exposição à água contaminada pela Leptospira, que penetra no organismo através das mucosas e da pele íntegra ou com pequenos ferimentos, e dissemina-se na corrente sanguínea.

A SES-RJ reforça, no entanto, que não existe vacina contra esta doença e que os postos de saúde locais devem ser procurados sempre que o paciente apresentar sintomas como febre alta que começa de repente, mal-estar, dor muscular especialmente na panturrilha, de cabeça e no tórax, olhos vermelhos, tosse, cansaço, calafrios, náuseas, diarreia, desidratação e manchas vermelhas no corpo.

Pontos de apoio – Foram visitados previamente com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde todos os abrigos e pontos de apoio montados pela Defesa Civil estadual para avaliar as condições sanitárias dos locais. Além da avaliação da estrutura física, foi organizada rotina de avaliação da água. Em parceria com o Laboratório Central Noel Nutels (Lacen) foi feito trabalho de cloração da água, para evitar contaminações também nestes locais.

Defesa Civil - A Secretaria de Estado de Defesa Civil permanece com uma base de operações no centro de Nova Friburgo para realizar ações preventivas em decorrência das chuvas que deixaram o município em estado de atenção. De acordo com o secretário de Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, a situação na cidade já está normalizada.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário