sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Prefeitura Realiza Multirões Contra a Dengue na Rocinha e Ilha do Governador

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) realiza neste sábado, dia 17, mais duas mobilizações do programa “Ação nos Bairros Contra a Dengue”, na comunidade da Rocinha, Zona Sul da cidade, e no bairro da Ribeira, na Ilha do Governador. Ao todo, cerca de 50 pessoas, entre agentes de saúde e voluntários, participarão das atividades, cujo objetivo é eliminar focos do mosquito transmissor e promover atividades de prevenção à doença. A expectativa é vistoriar aproximadamente 800 imóveis nos dois bairros.

Na Rocinha, os profissionais inspecionarão toda a região, eliminando os depósitos que possam proliferar larvas do mosquito da dengue, como garrafas PET, pneus velhos etc. Também serão montadas tendas, onde os moradores receberão orientações sobre métodos de combate ao vetor e receberão serviços diversos. A ação acontece das 9h às 13 horas e conta com parceria das unidades de saúde do local. O ponto de encontro será na Clínica da Família Maria do Socorro Silva e Souza, Estrada da Gávea, 522, curva do 'S', s/n, Rocinha.

Na primeira ação realizada na comunidade logo após a ocupação, em novembro, os agentes de saúde e voluntários visitaram, no total, 2.486 imóveis. Foram tratados 408 possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, e eliminados outros 65 depósitos, como garrafas PET, latas etc.

Já na Ilha do Governador, o mutirão acontece na Feira de Produtos Alimentícios na Ribeira. A região foi definida devido à grande circulação de pessoas no local. Os agentes realizarão atividades educativas para a população e farão visitas nos imóveis no entorno, colocando também capas em caixas d’água descobertas.

A ação na Ribeiro acontece das 8h às 12 horas e conta com parceria dos profissionais do Centro Municipal de Saúde Madre Tereza de Calcutá e da Clínica da Família Maria Sebastiana de Oliveira. O ponto de encontro será na Praça da Ribeira (Próximo aos terminais de ônibus).

Neste ano, a Prefeitura do Rio já realizou 76 mutirões dentro do “Ações nos Bairros”, e mais de 70 ações específicas de prevenção, como entrada em imóveis abandonados, recolhendo cerca de 350 toneladas de lixo e material inservível. Ao longo deste ano mais de 4,6 milhões de visitas de inspeção de rotina foram feitas pelos agentes de saúde em imóveis de toda a cidade.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc/

Nenhum comentário:

Postar um comentário