terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Prefeitura Inaugura Segunda Clínica da Família de Del Castilho

Com a abertura da unidade, que tem ainda Centro de Convivência do Idoso e Academia Carioca da Saúde, a cobertura na região chega a 50% dos moradores
A Prefeitura do Rio inaugurou na manhã desta terça-feira, dia 20 de dezembro, a Clínica da Família Sérgio Nicolau Amin, em Del Castilho. A unidade é a segunda do bairro e conta com cinco equipes de saúde da família e duas de saúde bucal. Aproximadamente 280 mil pessoas – 50% da população da região, já são beneficiadas com os serviços oferecidos pela Estratégia de Saúde da Família. No total, a cobertura na cidade é de cerca de 26%, ou seja, mais de 1,6 milhão de cariocas assistidos.

A clínica realizará cerca de 2.400 consultas médicas mensais, além de procedimentos ambulatoriais, exames e consultas de enfermagem, entre outros serviços. No local, será possível realizar exames laboratoriais, ultrassonografia, raios-x, eletrocardiograma, curativos, vacinação, teste do pezinho e acompanhamento de pré-natal. Haverá, ainda, distribuição de medicamentos e acompanhamento de planejamento familiar.

“Essa unidade é diferente de uma clínica tradicional. Nela os cuidados começam antes mesmo do nascimento, com o acompanhamento pré-natal, e vão até o idoso, com a Academia Carioca e o Centro de Convivência do Idoso. Com a inauguração dessa unidade, a região do Grande Méier alcança a marca de cerca de 50% de cobertura do Programa de Saúde da Família, o que reforça o nosso compromisso com o cidadão carioca, que é ampliar o atendimento para toda a cidade”, afirma o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann.

No espaço também funciona a 36ª Academia Carioca da Saúde, composta por dez equipamentos para atividades físicas, voltadas para os pacientes da clínica e supervisionadas por um profissional de educação física. Em dois anos de funcionamento, as academias contam com mais de sete mil usuários, e entre os resultados já obtidos com as atividades está a redução do uso de medicação em 68% dos praticantes, em sua maioria hipertensos e diabéticos.

A clínica conta, ainda, com um Centro de Convivência do Idoso, que oferecerá atendimento específico para a terceira idade. O serviço inclui um clínico exclusivo, que faz o acompanhamento ambulatorial do paciente e o encaminha para um geriatra na rede, quando necessário.

O investimento foi de R$ 3 milhões, e as obras foram realizadas pela Riourbe, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Obras. A unidade fica na Praça da Confederação Suíça, em Del Castilho, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h; e aos sábados, das 8h às 12h.

Sobre Sérgio Nicolau Amin: Graduado pela antiga Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil (atual UFRJ) em 1969. Foi diretor do Hospital Maternidade Herculano Pinheiro e chefe do serviço de ginecologia do Hospital Municipal Salgado Filho por 24 anos, até seu falecimento, em 2003. Na unidade, foi responsável pela implantação de setores como vídeo-histeroscopia e o polo secundário de mastologia.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc/

Nenhum comentário:

Postar um comentário