terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Hospital Adão Pereira Nunes leva o bicampeonato do Prêmio Qualidade Rio 2011

O Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (HEAPN), em Saracuruna, foi pelo segundo ano consecutivo a única instituição da Secretaria de Estado de Saúde (SES) premiada na categoria Ouro do Prêmio Qualidade Rio 2011 (PQRio). A entrega do prêmio, concebido para reconhecer o empenho das instituições na busca constante pela qualidade, aconteceu na manhã de hoje, 20 de dezembro, no Theatro Municipal, e contou em sua abertura com uma apresentação do coral de meninos violinistas do Projeto Cartola.

Criado há 12 anos, o prêmio visa prestigiar as instituições fluminenses que demonstraram esforços efetivos direcionados à excelência do seu modelo de gestão. Foram contempladas nesta edição 159 organizações públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro. Dentre elas, 19 são unidades ou setores da SES. Durante o ano de 2011, foram treinadas cerca de 340 organizações. Duzentas concorreram em diferentes categorias.

“O Rio de Janeiro está no momento de maior evidência da sua história e precisamos melhorar cada vez mais o serviço que oferecemos à população. A previsão é que sejam investidos no estado cerca de R$ 181 bilhões até 2013, tornando-nos a região com maior concentração de investimentos no mundo”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno, responsável pela pasta que promove a premiação.

O PQRio é dividido em cinco categorias – Menção Honrosa, Bronze, Prata, Ouro e Qualidade Rio –, que são definidas de acordo com pontuações. A superintendente de Unidades Próprias da SES, Ana Valéria Moll, esteve no evento representando o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, e entregou os diplomas e troféus aos vencedores.

Os hospitais estaduais Rocha Faria e Vereador Melchíades Calazans, o Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (Iecac), o Pam Coelho Neto, as UPAs Penha, Tijuca e São Gonçalo I e a Superintendência de Recursos Humanos da SES foram agraciados na categoria Menção Honrosa. Já o Pam Cavalcanti, as UPAs Botafogo, Engenho Novo e Maré, a Ouvidoria Geral e a Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional da SES e os hospitais João Baptista Cáffaro e Eduardo Rabelo, que participou pela primeira vez da premiação e compareceu com parte da equipe em uma torcida organizada com faixas parabenizando a conquista, venceram na categoria Bronze. A Assessoria de Tecnologia da Informação da SES e o hospital Alberto Torres levaram na categoria Prata.

O prêmio - Lançado em 1999 pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, o PQRio classifica as organizações de acordo com seu estágio de desenvolvimento gerencial, adotando como base os seguintes níveis de avaliação: liderança da alta administração, desempenho relativo aos clientes, gerenciamento de um sistema de informações, gerenciamento de processos, desenvolvimento de recursos humanos, e otimização dos custos. O propósito é conduzir gradativamente as organizações avaliadas a concorrerem ao Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ).

HEAPN – Visivelmente emocionado, o diretor da unidade, Manoel Moreira, aproveitou para agradecer a equipe que, além do papel fundamental na conquista de mais um ouro, vem ajudando o hospital na busca de mais um selo de excelência: a certificação de acreditação internacional do Consórcio Brasileiro de Acreditação. “Tivemos um ano difícil, mas optamos por agir com verdade e transparência e agora esse prêmio nos prova que estamos no caminho certo. Espero que em 2012 o hospital seja tricampeão no PQRio e que receba a chancela da acreditação internacional que estamos buscando há mais de dois anos”, declarou.

Na última segunda-feira, 19 de dezembro, a unidade completou 13 anos e comemorou casos de sucesso, como o do menino atingido por um alicate na cabeça há cerca de dois meses. A equipe de neurocirurgia do HEAPN, que é referência no serviço no estado, operou Simão Felipe de Oliveira de forma rápida e eficiente, o que possibilitou que o paciente leve hoje uma vida normal, sem sequelas.

Além da neurocirurgia, o hospital merece destaque pelo programa SOS Reimplante, pioneiro no estado na rede pública e privada e que realizou de 2009 até hoje quase 200 reimplantes de membros com 80% de sucesso; por ser a única emergência do Sistema Único de Saúde a contar com exames de Ressonância Magnética 24 horas, entre outros serviços.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário