quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

IEN tem novo diretor

O novo diretor do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) no Rio de Janeiro, será o engenheiro Paulo Augusto Berquó de Sampaio. No dia 26 de dezembro, às 14h30min, será realizada a solenidade de apresentação do novo diretor no auditório do IEN.

Nascido em Porto Alegre (RS), em 1959, Sampaio é graduado em engenharia mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ingressou no IEN em 1983. Ele fez mestrado no Programa de Engenharia Nuclear da Coppe/UFRJ, na área de termo-hidráulica, e doutorado na Universidade de Swansea, no País de Gales, na área de simulação computacional em dinâmica de fluidos aplicada à engenharia de reatores, na qual foi pioneiro no país.

Sampaio presidiu a comissão que criou o Programa de Pós-Graduação do IEN, em 2002, e foi seu primeiro coordenador. No mesmo ano, liderou o projeto de implantação do laboratório de computação paralela de alto desempenho do Instituto. Atualmente, é chefe da Divisão de Reatores do IEN, cargo que ocupa desde 2006; e diretor-substituto do Instituto, desde 2009. É também vice-coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Reatores Nucleares Inovadores, rede de pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, e atua como consultor de órgãos de fomento à pesquisa (Capes, CNPq, Facepe, de Pernambuco, e FONCyT, da Argentina).

FONTE: CNEN
http://www.cnen.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário