segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Santo Antônio de Pádua recebe Ressonância Magnética Móvel do Governo do Estado

A previsão é que 900 pacientes sejam beneficiados com a realização de exames de última geração

A população de Santo Antônio de Pádua e municípios próximos - entre eles Porciúncula, Itaocara, Aperibé, Miracema, Varre-Sai, Cambuci, Laje do Muriaé, Itaperuna, São Fidelis, Bom Jesus do Itabapoana, Natividade, Italva, Cardoso Moreira e São José de Ubá - podem realizar exames de ressonância magnética móvel (RMM) entre os dias 18 de fevereiro e 28 de março. O aparelho móvel da Secretaria de Estado de Saúde (SES) está instalado na Praça Caribé da Rocha (Praça da Prefeitura). A expectativa é que cerca de 900 pacientes sejam beneficiados. Os exames são realizados por meio do agendamento prévio, que é feito pelas secretarias municipais de Saúde.

Desde agosto de 2010, quando foi inaugurado, o serviço já realizou 20.450 procedimentos e tem capacidade para fazer até 35 procedimentos por dia. O único aparelho de ressonância magnética instalado em uma unidade pública de emergência no estado do Rio de Janeiro encontra-se no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Saracuruna. O Rio Imagem, centro de diagnóstico por imagem da Secretaria de Estado de Saúde, também oferece o exame.

Horário de funcionamento – O RMM funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 21h, e aos sábados, das 7h30 às 15h.

Além da ressonância magnética móvel, o Rio de Janeiro conta com dois tomógrafos computadorizados móveis da SES que também rodam todo o estado atendendo regiões em que não há esse tipo de exame na rede pública de saúde ou que o serviço já existente não seja capaz de suprir a demanda.

Agendamentos – Os agendamentos do serviço de ressonância móvel são feitos pelas secretarias municipais de Saúde, que recebem o pedido médico do paciente, encaminham a planilha com as demandas para o serviço da SES e informam os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. Quem tem celular recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de 10 a 15 dias úteis, o município entrega os resultados ao paciente para que sejam encaminhados ao seu médico.

Recomendações – O exame de ressonância magnética móvel não é indicado para pacientes com clip de aneurisma, marcapasso, grávidas de até 12 semanas, stent ou filtro vascular com menos de 6 semanas, piercing, que precisa ser retirado, respirador e bomba infusora. Além disso, a pessoa não deve passar gel no cabelo ou ir com ele molhado, não passar pomada no local a ser examinado, fazer jejum de 2 horas para todos os exames, exceto abdome superior, que exige 6 horas de jejum. O paciente não deve suspender qualquer medicação em função do jejum, mas apenas tomar com pequena quantidade de água.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário