domingo, 3 de fevereiro de 2013

Prefeitura do Rio inaugura a 70ª Clínica da Família da cidade, em Quintino

Cobertura de saúde da família já beneficia 41% da população carioca

O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, inauguraram na manhã deste domingo, 03 de fevereiro, a Clínica da Família Carlos Nery da Costa Filho, em Quintino. A unidade, que fica na Rua Rua Clarimundo de Melo, s/nº, é a 70ª da cidade e beneficiará 17.250 moradores da área Com a abertura da clínica, a cobertura de saúde da família na região da AP 3.3, que engloba os bairros de Madureira e adjacências, chega a 39%. O percentual é 10 vezes maior do que em 2009. Em toda a cidade, 41% dos cariocas são cobertos pela estratégia de saúde da família.

"Aqui é onde a saúde começa. Onde começamos a organizar o sistema de saúde. Aqui fazemos principalmente prevenção. Temos tudo necessário para a equipe de saúde trabalhar. Tudo o que vocês precisarem em termos de saúde deve ser procurado aqui. Hoje é um dia especial por estarmos inaugurando a clínica da família de número 70. Com ela já ultrapassamos 2,5 milhões de carioca com cobertura de saúde da familia. Vamos chegar ao final de 2016 com 70 % de cobertura em toda a cidade. Vamos entregar um sistema de saúde muito melhor.”,afirma o secretário Hans Dohmann.

A 11ª clínica da família de Madureira e adjacências e a primeira de Quintino recebeu investimentos de R$ 3,5 milhões. Terá cinco equipes de saúde da família e duas de saúde bucal. Cada equipe de saúde da família fará, em média, 400 consultas médicas por mês, totalizando 2.000 consultas mensais, além dos demais procedimentos, serviços e consultas de enfermagem e dos agentes de saúde.

Mais de 70 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, cirurgiões-dentistas e auxiliares, vão trabalhar na clínica. No local, os pacientes vão passar por procedimentos ambulatoriais e consultas com médicos, equipe de enfermagem e agentes de saúde. Será possível, também, realizar exames laboratoriais, ultrassonografia, raios-x, eletrocardiograma, curativos, vacinação, planejamento familiar, teste do pezinho, acompanhamento de pré-natal e doenças crônicas, e distribuição de medicamentos.

A nova clínica da família conta ainda com o 67º Centro de Convivência do Idoso. No espaço, os cadastrados recebem acompanhamento ambulatorial com clínico e participam de grupos multidisciplinares. Círculos de leitura, aulas de dança, ações culturais, aulas de informática e fisioterapia são algumas das atividades oferecidas.

A unidade funcionará de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h, às 12h.

Sobre Carlos Nery da Costa Filho: O pediatra Carlos Nery da Costa Filho foi reconhecido por seu trabalho em instituições como o Hospital Geral de Bonsucesso e a Santa Casa de Misericórdia. Fundou, ao lado de colegas de profissão, a clínica infantil Urgil, considerada por muitos a melhor unidade de atendimento infantil que a cidade já teve. Faleceu em novembro de 2011 e deixou cinco filhos, Marcos, Paulo, Sergio, Fábio e Patrícia. Além de um exemplo aos colegas com quem trabalhou ao longo de sua brilhante carreira
 


FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário