segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Into realiza mutirão de cirurgias do quadril

Ação, que será realizada ao longo desta semana, tem foco em um dos procedimentos de maior demanda do instituto
 
O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) realiza um mutirão para a realização de 100 cirurgias, que começa nesta quinta-feira (4) e termina na próxima sexta-feira (8). A iniciativa faz parte de um conjunto de medidas determinadas pelo Ministério da Saúde para ampliar a capacidade de atendimento do Into e reduzir o tempo de espera por cirurgias ortopédicas no Rio de Janeiro.
 
A ação será concentrada na colocação de prótese de quadril, um dos procedimentos de maior demanda do instituto. Segundo o chefe do Centro de Cirurgia de Quadril, o ortopedista Marco Bernardo Cury, a artrose é a principal doença que afeta o quadril e impede que o paciente mantenha sua atividade de rotina. “Essa doença é de grande incidência na população e limita a vida do paciente por causa da dor e devido à diminuição do movimento da perna e do encurtamento do membro afetado”.
 
O Into realiza cerca de 800 cirurgias de quadril por ano, sendo a maioria de artroplastia primária total, procedimento em que uma prótese é colocada para substituir a articulação desgastada por doenças como artrose, artrite e problemas circulatórios na cabeça do fêmur, entre outras. “É uma das cirurgias de maior sucesso na ortopedia porque melhora a dor e restaura o movimento da perna, permitindo que o paciente retorne às suas atividades diárias”, explica o médico.
 
Todos os pacientes passaram por preparação pré-operatória com a realização de exames laboratoriais, radiológicos e avaliação de clínico geral e anestesista, além de fisioterapeuta e assistente social. Serão cerca de 40 profissionais (entre médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem) trabalhando por dia diretamente nas cinco salas cirúrgicas destinadas ao mutirão, além dos profissionais que atuam nas enfermarias e CTI.
 
Esse é o primeiro mutirão de quadril realizado na nova sede do Into após o fim do período de adaptação das novas instalações. A previsão é que outros mutirões possam agilizar as cirurgias e reduzir a fila de espera. A equipe, que realiza este mutirão, participa ainda, anualmente, dos mutirões de ortopedia do Projeto Suporte, promovido pelo Into para atender pacientes em outros estados do País.
 
FONTE: Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário