segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Xerém: mais de 320 atendimentos no Centro de Hidratação de Dengue

Na primeira semana de funcionamento, o Centro de Hidratação de Dengue em Xerém, Duque de Caxias, recebeu 324 pessoas com suspeita da doença, recebendo o atendimento adequado, de acordo com os protocolos. Montado como uma ação preventiva da Secretaria estadual de Saúde, o Centro está funcionando desde segunda-feira (7), de 8h às 18h. Devido ao acúmulo de lixo na cidade, a possibilidade de proliferação do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue – é muito grande. O Centro conta com 12 cadeiras para hidratação e tem capacidade de atender 300 pessoas por dia.

A indicação é que a população procure o posto de hidratação logo nos primeiros sintomas de febre e dores no corpo. Segundo a subsecretária de Vigilância em Saúde, Hellen Myiamoto, além de evitar a proliferação da dengue, a preocupação agora é conter a incidência de doenças cujo contágio se faz por consumo de água imprópria, como leptospirose, hepatite A e diarreia. Nesta segunda, a Secretaria de Estado de Saúde encaminhou mais doses de medicamentos e hipoclorito de sódio para Caxias, totalizando 10 mil doses.

- Mesmo com o restabelecimento da água feito pela Cedae, é importante que a população continue usando o hipoclorito de sódio nas caixas d'água como medida de segurança para não aumentar a incidência de doenças – recomenda a subsecretária, informando ainda que o composto pode ser adquirido no posto de hidratação da cidade.

O posto UPH de Xerém fica localizado na Avenida Nóbrega Ribeiro s/n - Xerém, Duque de Caxias.

Todas as medidas tomadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) até agora - presente na região com as equipes de Vigilância Epidemiológica desde quinta-feira (3), dia da forte chuva -  visam evitar a proliferação de doenças cujo contágio se faz por água contaminada, como leptospirose, hepatite A e diarreia; por aglomerado de pessoas, como catapora e meningite; e pós-chuvas, como a dengue.

- Estamos tomando medidas contando com o pior cenário, esperando o melhor. Este centro é uma ação preventiva da Secretaria estadual de Saúde pra dar apoio ao município, tendo em vista a quantidade de lixo acumulado na cidade, aumentando a possibilidade de proliferação de mosquito da dengue - destacou o secretário Sérgio Côrtes, em vistoria aos abrigos de Xerém.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário