sábado, 12 de janeiro de 2013

Secretaria de Saúde relança 10 Minutos Contra a Dengue nas ruas de Magé

A edição 2013 da campanha está de volta para prevenir a população do Aedes aegypti

Neste sábado (12), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) fez o relançamento da mais importante campanha de mobilização social no combate ao Aedes aegypti: os 10 Minutos Contra a Dengue. O pontapé inicial foi dado em Magé, na região Metropolitana do Rio. O evento que, durou de 9h às 13, teve início com uma caminhada do pórtico de entrada do município à praça central, em frente à sede da prefeitura. No local, uma equipe de recreadores animou a criançada com várias brincadeiras lúdicas com o intuito de difundir lições de prevenção à dengue.

Enquanto os pequenos brincavam, os pais recebiam o panfleto da campanha com um checklist que orienta como cada um pode proteger seu lar da dengue com uma vistoria simples, de apenas 10 minutos por semana. A ação conjunta da Secretaria de Estado de Saúde e da prefeitura de Magé reuniu mais de 500 pessoas entre moradores, voluntários, agentes de endemia e gestores municipais.

“Magé foi escolhida para o relançamento da campanha dos 10 Minutos Contra a Dengue pelo bom exemplo alcançado pela cidade no último ano. Na prática, foi uma renovação do compromisso da prefeitura com a Secretaria de Estado de Saúde para manter as atividades de prevenção desenvolvidos pelo poder público e que tiveram a adesão da população”, diz Mário Sérgio Ribeiro, assessor técnico da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da SES. Ele ressalta ainda a importância da limpeza urbana constante para o bom desempenho da campanha, sobretudo, no recolhimento de lixo, pneus velhos e garrafas pet -- moradias preferidas do mosquito.

A região Metropolitana I concentra, além de Magé, os municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, São João de Meriti, Seropédica, Paracambi e Guapimirim. Estrategicamente, a área é considerada prioritária por sua densidade populacional, já que esse é um fator de risco para a transmissão da doença.

Município modelo – Não é de hoje que o município de Magé vem dando um bom exemplo de boa atuação no combate ao vetor da doença. Após sofrer uma das piores epidemias de sua história, em 2011, a cidade foi escolhida para ser “município modelo” nas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Através da mobilização de diferentes secretarias, como saúde, meio ambiente, educação e defesa civil, além de participação ativa da população, a prefeitura conseguiu conter o número de casos e evitar uma nova epidemia ano passado.

“10 Minutos Contra a Dengue” –  Para reduzir os impactos causados pelo risco de epidemia de dengue, a Secretaria de Estado de Saúde lançou, ainda em 2011, a campanha de prevenção “10 Minutos contra a Dengue”, com o objetivo de estimular a população a investir dez minutos da sua rotina semanal para localizar e eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti em seus imóveis, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos. A Campanha continuará este ano.

Medidas para 2013 - O próximo passo da SES no combate à dengue é a aproximação com os municípios. Para isso, acabam de ser criadas as Salas de Situação Regional, iniciativa que servirá para reunir representantes das Secretarias Municipais de Saúde e das subsecretarias de Vigilância Epidemiológica e de Atenção à Saúde e da Assessoria de Humanização da SES para discutir ações de prevenção e combate à doença no estado do Rio de Janeiro. Os 92 municípios do estado estarão cobertos por 10 salas que terão, cada uma, dois técnicos da Superintendência de Vigilância Epidemiológica da SES. Esses profissionais serão responsáveis por acompanhar as reuniões das salas com representantes municipais e levar para o Grupo de Trabalho de Dengue da SES o que está acontecendo em suas regiões e, assim, tomar as decisões de forma colegiada.

Casos de dengue em 2013 - Durante a 1ª semana epidemiológica de 2013 (de 1º a 7 de janeiro) foram notificados 26 casos suspeitos de dengueno estado do Rio de Janeiro. Nesse período, nenhum óbito foi registrado. Os dados de casos notificados foram compilados pela Secretaria de Estado de Saúde a partir de informações inseridas no sistema pelos municípios até 12h de 7 de janeiro de 2013.

Durante a 1ª semana epidemiológica de 2012 foram notificados 36 casos suspeitos de dengueno estado, sem nenhum óbito.


Compilado 2012 - Durante todo o ano de 2012 foram notificados 184.123 casos suspeitos de dengue no estado, com 41 óbitos. Na comparação entre 2012 e 2011, apesar do aumento de 9,34% nas notificações por dengue, a quantidade de óbitos caiu 70% no mesmo período.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário