quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Hospital Estadual Dona Lindu realiza primeiro mutirão de cirurgias de joelho do ano

Trinta pacientes que necessitam da intervenção médica estão sendo atendidos em dois fins de semana

O Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu (HTODL), em Paraíba do Sul, iniciou no sábado (12/1) o IV mutirão de cirurgias ortopédicas. A ação acontece ainda no próximo fim de semana (19 e 20/1) e atenderá 30 pacientes que necessitam de cirurgia de joelho, identificada como a maior demanda do Sistema Único de Saúde (SUS). 

O vendedor Paulo Túlio Pìta da Silva, de 24 anos, se preparava para se submeter a uma cirurgia no joelho esquerdo, neste domingo. O morador de Macaé, que rompeu os ligamentos em uma partida de futebol, em 2011, comemorou a oportunidade de poder iniciar 2013 sem dores. Pelo menos no joelho esquerdo.

– Para piorar a situação, sofri um acidente de moto no ano passado que danificou meu joelho direito. Vou operar o esquerdo neste fim de semana e, daqui a três meses, terei que voltar para operar o direito – disse o vendedor, que também celebrava o nascimento de sua primeira filha, no início de janeiro:

– Este ano será de realizações para mim. Além do nascimento da minha filha, vou ficar com o joelho bom. Quero me livrar logo das dores para poder brincar à vontade com ela – completou.

Já Reginaldo Couto Barbosa, de 37 anos, mal pode esperar para poder voltar a jogar futebol. O estudante também iria passar por uma cirurgia para corrigir os ligamentos do joelho esquerdo e elogiou a qualidade do atendimento no Hospital Dona Lindu.

– O hospital é de primeiro mundo e estou muito satisfeito com o atendimento dos médicos. Não tenho nenhum medo de fazer a cirurgia. Só quero melhorar logo e poder voltar a jogar bola nos fins de semana – contou o morador de Rio Claro.

O processo de atendimento para o mutirão do HTODL é o mesmo adotado para todas as cirurgias eletivas do SUS no estado, ou seja, o paciente deve procurar a Secretaria de Saúde de seu município, para que seja agendada uma consulta com um ortopedista. Caso seja identificada a necessidade cirúrgica, o nome do paciente será inserido no cadastro do Sistema Estadual de Regulação (SER), que definirá o atendimento.

Controle de infecção cirúrgica - Com o aumento do fluxo de pacientes durante o mutirão, um dos aspectos que recebe atenção redobrada por parte da equipe de profissionais do hospital, é o controle de infecção cirúrgica. Em 2012, o índice de infecção do HTODL foi de 1,67% do total de cirurgias realizadas, sendo que no último trimestre do ano o índice foi de apenas 0,51%, bem abaixo dos 5% previsto pela literatura médica para cirurgias ortopédicas.

De acordo com o gestor técnico de ortopedia do hospital, Marco Antônio Rocha, os cuidados por parte da equipe multiprofissional do hospital para que não ocorram intercorrência nas cirurgias é constante, principalmente em relação aos riscos de infecção.

– Adotamos os protocolos de cirurgia segura e controlamos todos os passos para a realização do procedimento cirúrgico, desde a evolução pré-operatória, até o acompanhamento pós-alta, que é realizado pelo grupo da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da instituição – disse Rocha.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário