quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Hospital de Campanha bate a marca de 4 mil atendimentos em Niterói

Perto de completar um mês de instalação, o número de crianças atendidas dobrou em 15 dias. Unidade já foi montada 25 vezes pelo Governo do Estado desde 2009 e já atendeu 75 mil pessoas

O Hospital de Campanha da Secretaria de Estado de Saúde acaba de bater a marca de 4 mil atendimentos em crianças de Niterói e de municípios vizinhos. Montado em Niterói no dia 2 de janeiro, a unidade está sendo responsável por realizar atendimento de urgência e emergência infantil, até a reabertura do Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, no bairro do Fonseca. Com média até agora de 145 atendimentos diários, 80% dos pacientes é moradora de Niterói, seguidos de crianças de São Gonçalo (16%), Maricá (1,25%) e Itaboraí (1,17%) também foram atendidas. 

Rapidez e excelência no atendimento – Os pais que levam seus filhos lá têm saído satisfeitos. Uma das 4 mil crianças atendidas no hospital, Lucas Fabiano, de 9 anos, deu entrada na unidade com suspeita de dengue, levado pelo pai, o porteiro Fabiano Ribeiro.

- Foi a melhor coisa que fiz. Antigamente tinha dificuldade em encontrar emergência pediátrica aqui em Niterói, com a emergência do Getulinho fechada, mas ainda bem que reabriram e o atendimento melhorou bastante - afirma Fabiano.

Com as duas filhas febris e com enjoos, a dona de casa Luciana Inácio Ramos foi ao Hospital de Campanha por indicação de amigas que já haviam levado seus filhos à unidade e não se arrependeu.

- Confesso que quando vi a grande tenda, tomei um susto, mas depois que você entra, vê que é completamente diferente. Minhas filhas estão sendo bem atendidas e só o fato de não ter que esperar horas para conseguir um médico, é um diferencial. O hospital me surpreendeu – disse.

Da guerra à saúde - Importado dos Estados Unidos e utilizado em guerras como a do Afeganistão, o modelo de estrutura de Hospital de Campanha foi adaptado e modernizado pela Secretaria de Estado de Saúde. Possui 1.551 metros quadrados e, desde novembro de 2009, quando foi implantado, já realizou 75 mil atendimentos em 25 locais diferentes. O Hospital de Campanha tem o objetivo de auxiliar em grandes tragédias como a chuva que assolou a Região Serrana no início de 2011 e o desabamento do Morro do Bumba, em Niterói. A ajuda já ultrapassou as fronteiras do estado e a unidade já foi até Alagoas, para auxiliar no atendimento médico do município de Santana do Mandaú, após a enchente de 2010. 

- Estamos atingindo nossos objetivos. Cada vez mais levamos atendimento a quem precisa, através da montagem dos hospitais de campanha. O apoio ao Hospital Getulinho, por exemplo, está conseguindo normalizar o atendimento pediátrico na região de Niterói. Isso é muito importante – afirma o coordenador da Força Estadual de Saúde, Jupiracy Gomes.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário